Foto: Pedro Ribas/SMCS

Vereadores de Curitiba aprovam o Dezembro Verde, contra o abandono de animais

Nesta segunda-feira (24), o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou seis projetos de lei. Um deles é o que institui em Curitiba o “Dezembro Verde”, mês dedicado a ações educativas e de reflexão sobre o abandono de animais (005.00375.2017). O objetivo é tornar este período [conhecido por ser quando mais animais são abandonados] no mês da guarda responsável. “Nesse período de férias, o abandono aumenta vertiginosamente. Animais são tratados como objetos, bens pessoais que podem ser jogados fora de acordo com a vontade de seus donos”, afirmou a autora da matéria, a vereadora Fabiane Rosa (DC).

Durante a discussão da matéria, acatada com 27 votos positivos, ela apresentou um vídeo e leu um texto sobre o tema. A parlamentar assinalou que os cães abandonados não foram criados para sobreviver nas ruas e, quando são abandonados, passam a maior parte do tempo procurando seus antigos tutores. Para a autora, adotar um cão é um compromisso de 16 a 20 anos. “É necessário incluir o animal nos planos da família”, disse ela, que concluiu: “o dezembro verde pretende estimular a guarda responsável e esclarecer sobre o crime de abandono”.

Fonte: Bem Paraná

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.