Vergonhoso! Governador de região italiana ordena abate de ursa

Vergonhoso! Governador de região italiana ordena abate de ursa
Ursa tentava proteger filhotes quanto atacou (Foto de arquivo / ANSA)

O governador da província de Trento, Maurizio Fugatti, assinou um decreto nesta sexta-feira (8) ordenando o abate da ursa F36, que seria responsável por uma agressão na região.

A ursa tem seis anos de idade e é rastreada. Em 30 de julho passado, segundo relatos, se deparou com dois jovens excursionistas em uma área florestal.

Um deles conseguiu fugir, o outro tentou escalar uma árvore, foi derrubado pela ursa e depois fugiu, não tendo sido seguido.

Poucos dias depois, em 6 de agosto, a ursa encontrou um casal e teria se comportado “de maneira intimidadora”, mas sem contato físico.

Os casos teriam ocorrido porque a F36 tentava proteger seus filhotes.

Após um relatório da Guarda Florestal que considerou “possível, concreto e latente o risco de outra agressão”, o governador decretou a morte do animal.

Ela foi reconhecida através de análise genética de amostras colhidas no local da agressão.

Instituições de defesa dos direitos dos animais já anunciaram a intenção de impugnar a decisão, como já aconteceu em dois decretos anteriores do governador sobre outros ursos.

“Devemos tutelar a segurança pública, esse é um urso que atacou duas pessoas e estão vivas por milagre. O resto não nos interessa”, justificou Fugatti.

Fonte: Terra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.