Veterinária explica como cuidar de animais de estimação para evitar doenças em dias frios

Veterinária explica como cuidar de animais de estimação para evitar doenças em dias frios
Veterinária explica como cuidar de animais de estimação para evitar doenças em dias frios. — Foto: Reprodução/RPC

A previsão de queda brusca nas temperaturas em todo o Paraná, nesta semana, aumentou o alerta de moradores de várias regiões para os cuidados necessários com os dias frios. Quem possui animais de estimação também precisa ficar atento.

Vídeo: Animais de estimação precisam de cuidados especiais em dias de muito frio.

A veterinária Luiza Abramides comenta que a preocupação é maior com filhotes e animais mais velhos, que têm maior dificuldade de controlar a temperatura corporal, mas que cães e gatos de todas as idades precisam de aquecimento. 

Segundo a especialista, a exposição dos animais a temperaturas muito baixas pode agravar doenças como problemas respiratórios e de articulação.
 
“Os respiratórios não só por conta do frio, mas também por conta do frio. Também há os problemas articulares que, no inverno, pioram um pouco”, disse.

Veja, abaixo, dicas para garantir o bem-estar dos animais de estimação em dias frios.

Passeio

  • Evite passear com o animal em horários em que as temperaturas estão mais baixas, como o início da manhã ou o fim da tarde. 
Evite passear com o animal de estimação em horários de temperaturas mais baixas. — Foto: Arte/Guilherme Abreu/RPC

Aqueça 

    • Se o animal é mantido no quintal, cubra a casinha com uma lona, para proteger do vento e da umidade. Forre o interior da casinha com papelão e cobertores;
    • Dentro de casa, priorize o uso de caminhas e cobertas.

      Aqueça a casinha externa do animal de estimação. — Foto: Arte/Guilherme Abreu/RPC

Hidratação

  • Estimule o consumo de água, distribuindo mais potes pela casa e fazendo uso de fontes, que mantêm a água em movimento.
     
    Roupas

 

  • As roupinhas, segundo a especialista, também podem ajudar, mas é preciso ficar atento para perceber se o animal vai se adaptar. É importante se atentar ao tipo de material da roupinha e ao tempo de uso. 

 

Veterinária destaca que as roupinhas podem ajudar, mas é preciso ficar atento para perceber se o animal de estimação vai se adaptar. — Foto: Arte/Guilherme Abreu/RPC

“Cuidar para não deixar muito tempo a roupinha. Apesar de ter alguns animais que sentem bastante frio, deixar muito tempo pode predispor a seborreia, dermatite e outros problemas”, comenta Luiza.

De acordo com a veterinária, também é importante cuidar bem da alimentação, além de dar carinho e atenção.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.