Veterinários buscam por animais feridos em incêndio na Chapada dos Veadeiros

Veterinários buscam por animais feridos em incêndio na Chapada dos Veadeiros
Incêndio na Chapada dos Veadeiros (Foto: Vitor Santana/G1)

Veterinários voluntários de Minas Gerais viajaram até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no noroeste goiano, para resgatar animais feridos por causa do incêndio que atinge a unidade, considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Nesta quinta-feira (26), uma arara foi encontrada por brigadistas.

“Essa aqui é uma sobrevivente, uma arara de muita sorte”, comemora o veterinário Márcio Bicalho Sobrino.

Os veterinários vasculham até mesmo ninhos de pássaros.

“É muito comum a gente encontrar filhotes, ovos ou animais queimados. Qualquer lugar pode ter uma vida precisando de ajuda. Qualquer lugar, qualquer buraco, qualquer barranco”, disse a veterinária Carla Sássi.

Falta de alimentos

O coordenador de prevenção e combate a incêndio do Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Christian Berlinck, explicou que apenas a arara foi encontrada ferida. Ele ressaltou que a queimada pode causar impactos diretos e indiretos na fauna.
“O impacto direto seria a morte pelo fogo, o que não está acontecendo. Não encontramos animais mortos nas áreas atingidas. O indireto seria o fato dos animais ficarem sem casa e alimento. Com isso, podem ir para as rodovias, ou entrarem em fazendas e acabarem caçados”, explicou.

De acordo com os veterinários, os animais que viviam na região vão enfrentar um período chamado de “fome cinzenta” devido à falta de alimentos.

“Não tem fonte nenhuma de água aqui no momento e muito menos de alimentação. Então, eles vão migrar para outro lugar ou até mesmo para cidade”, explicou o veterinário Dreison Ferreira Guimarães.

Força-tarefa

O primeiro incêndio na Chapada dos Veadeiros começou no dia 10 de outubro e foi controlado no dia 16. No dia seguinte, novos focos surgiram e, há mais de 10 dias brigadistas e voluntários tentam combater o fogo. A Polícia Civil investiga a suspeita de que o incêndio seja criminoso.

Cerca de 200 brigadistas e bombeiros tentam controlar a queimada, mas alguns dizem que têm até dificuldade de encontrar água dentro do parque para recarregar os reservatórios. A Força Aérea Brasileira também cedeu um avião Hércules para ajudar no trabalho, despejando água sobre os focos de incêndio. Outros aviões também são usados diariamente. Até agora, mais de 1 milhão de litros foram usados.

As prefeituras de Alto Paraíso e Cavalcante, no noroeste goiano, decretaram na segunda-feira situação de emergência por conta do agravamento do incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Incêndio na Chapada dos Veadeiros (Foto: Betta Jaworski/G1)
Incêndio na Chapada dos Veadeiros (Foto: Betta Jaworski/G1)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *