Veterinários da Secretaria dos Animais do Rio pedem ajuda à Suipa

Por Diego Mello
O telefone da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) tocou na quinta-feira (26) para mais um pedido para salvar um animal. O que a presidente da instituição, Izabel Nascimento, não esperava era que a pessoa tinha sido orientada pela Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) a ligar para a Suipa. Segundo ela, o caso não é novidade por lá e, ao SRZD, a SEPDA afirmou não ter autorizado nenhum pedido do tipo.
De acordo com Izabel, diariamente a Suipa recebe ligações de diversas pessoas orientadas pela SEPDA a recorrer à instituição. Em um primeiro momento, através da assessoria de imprensa, a secretaria informou ao SRZD que a informação era “inverídica”. “A atual gestão da SEPDA jamais encaminhou qualquer pessoa ou pedido para a Suipa”, escreveu em nota.
Receituário conseguido exclusivamente pelo SRZD.O SRZD conseguiu com exclusividade um receituário assinado por uma veterinária da SEPDA que pede isenção no tratamento de animais. Segundo Izabel, “esse é um dos muitos” que chegam na Suipa. Para ela, o documento é motivado pela infra-estrutura precária onde os profissionais trabalham.
“A veterinária encaminhou corretamente para a Suipa porque certamente conhece o nosso trabalho em favor dos animais e sabe que, mesmo sem qualquer ajuda dos governantes, a Suipa iria fazer os exames e salvar aquela vida”, disse Izabel.
Após tomar conhecimento do receituário, a SEPDA informou que a veterinária é contratada de uma empresa terceirizada. Segundo a secretaria, a empresa já foi informada que não podem encaminhar ninguém para a Suipa sem autorização. “Ficamos surpresos com tal fato. Com a orientação esperamos que não ocorra mais”.