Veterinários da Secretaria dos Animais do Rio pedem ajuda à Suipa

Veterinários da Secretaria dos Animais do Rio pedem ajuda à Suipa

Por Diego Mello

O telefone da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) tocou na quinta-feira (26) para mais um pedido para salvar um animal. O que a presidente da instituição, Izabel Nascimento, não esperava era que a pessoa tinha sido orientada pela Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) a ligar para a Suipa. Segundo ela, o caso não é novidade por lá e, ao SRZD, a SEPDA afirmou não ter autorizado nenhum pedido do tipo.

RJ rj captura de tela de 2014 06 27 153415

De acordo com Izabel, diariamente a Suipa recebe ligações de diversas pessoas orientadas pela SEPDA a recorrer à instituição. Em um primeiro momento, através da assessoria de imprensa, a secretaria informou ao SRZD que a informação era “inverídica”. “A atual gestão da SEPDA jamais encaminhou qualquer pessoa ou pedido para a Suipa”, escreveu em nota.

RJ rj docsuipa

Receituário conseguido exclusivamente pelo SRZD.O SRZD conseguiu com exclusividade um receituário assinado por uma veterinária da SEPDA que pede isenção no tratamento de animais. Segundo Izabel, “esse é um dos muitos” que chegam na Suipa. Para ela, o documento é motivado pela infra-estrutura precária onde os profissionais trabalham.

“A veterinária encaminhou corretamente para a Suipa porque certamente conhece o nosso trabalho em favor dos animais e sabe que, mesmo sem qualquer ajuda dos governantes, a Suipa iria fazer os exames e salvar aquela vida”, disse Izabel.

Após tomar conhecimento do receituário, a SEPDA informou que a veterinária é contratada de uma empresa terceirizada. Segundo a secretaria, a empresa já foi informada que não podem encaminhar ninguém para a Suipa sem autorização. “Ficamos surpresos com tal fato. Com a orientação esperamos que não ocorra mais”.

Fonte: Sidney Rezende

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.