Veterinários salvam elefante doente em zoológico do Paquistão; VÍDEO

Veterinários salvam elefante doente em zoológico do Paquistão; VÍDEO

Veterinários de diversos países viajaram para o Paquistão para ajudar a tratar Noor Jehan, uma elefanta africana de 17 que vive no zoológico de Carachi, no sul do país. O procedimento, realizado com sucesso na quarta-feira (5), era essencial para garantir o bem-estar do animal.

VÍDEO: Veterinários salvam elefante doente em zoológico do Paquistão

A fêmea de 3,5 toneladas foi levada para Carachi com três outros elefantes há mais de doze anos. Ela ficou famosa após vídeos em que aparece com dificuldades para se locomover serem divulgados nas redes sociais.

Os veterinários da Four Paws, organização austríaca de bem-estar animal responsáveis por tratar a elefanta, revelaram que ela está passando por uma série de problemas de saúde, incluindo artrite. Os procedimentos necessários foram realizados com a ajuda de um guindaste e de um caminhão de bombeiros.

“Quase a perdemos quando a sedamos, mas felizmente tivemos todos os preparativos necessários e Noor Jehan se levantou novamente”, disse o Dr. Amir Khalil, que liderou a equipe.

Os especialistas fizeram um ultrassom e encontraram um grande hematoma em seu abdômen, que está afetando seus órgãos. “A boa notícia é que existe tratamento para isso, mas exige muito trabalho e um pouco de sorte nos próximos dias”, explicou Khalil. “No entanto, Noor Jehan ainda é jovem e merece viver mais 20 ou 30 anos.”

A equipe incluiu veterinários do Egito, Bulgária e um especialista em criação de elefantes da Alemanha. O governador da província de Sindh, onde fica Carachi, estava no zoológico para o procedimento, assim como ativistas dos direitos dos animais.

Khalil disse que as autoridades concordaram em realocar Noor Jehan para um lugar melhor com seu companheiro elefante, Madhubala, porque suas condições atuais são inadequadas.

A pélvis de Noor Jehan foi quebrada devido a um trauma e há um abscesso crescendo nessa área. Khalil disse que há muitos tratamentos disponíveis para ela, incluindo massagem com água e movimento.

“Vamos movê-la para uma área maior onde ela possa se movimentar livremente. É disso que Noor Jehan precisa.”

Fonte: Associated Press via g1

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.