Veterinários ucranianos resgatam animais de áreas alagadas em Kherson

Valentina e Leonid Stoyanov — veterinários ucranianos conhecidos por seus milhões de seguidores nas redes sociais como “Vet Crew” — viajaram imediatamente para a região sul de Kherson após o devastador colapso da barragem nesta semana.
A dupla é especializada no tratamento de animais exóticos, mas eles têm resgatado bichos de estimação deixados para trás por refugiados ucranianos quando a Rússia lançou sua invasão em grande escala, tratando centenas de animais em sua clínica em Odesa. Eles também viajam para as linhas de frente para alimentar e vacinar cães e gatos próximos aos combates.
Não demorou muito para encontrar um grupo de gatos que precisava de ajuda ao chegar a Kherson esta semana, disse Valentina à CNN.
“Começamos a verificar ruas e casas alagadas. Notamos inúmeros gatos, mas em uma área seca. E pensamos que, muito provavelmente, poderia haver gatinhos. Leo no mesmo momento ouviu o choro de gatinhos, e então notamos dois sentados na cerca completamente molhados e rodeados de água. Leo entrou na água atrás deles”, disse Valentina.
Depois de salvar os bichanos, os Stoyanovs ouviram o choro de outro gato. Leo, com água até quase os ombros, seguiu os gritos. Valentina descreveu o resgate: “Ele viu como essa gatinha vermelha se agarrava à cerca com toda a força. Quando tiramos todos para fora, vimos que seus estômagos estavam cheios de água e eles estavam com muito frio. Mas fizemos tudo o que pudemos para salvá-los e agora eles estão completamente seguros.”
Os resgates são ainda mais ousados devido à saúde de Leonid. Ele pulou na água, apesar de ter passado recentemente uma semana no hospital após sofrer seu segundo ataque cardíaco desde o início da guerra.
“Ele não tem tempo para descansar porque muitos animais precisam de sua ajuda”, disse Valentina.
Os Stoyanovs compartilharam vídeos dos recentes resgates nas redes sociais. Depois de tratar os gatos, eles trabalharão para encontrar novos lares para eles, disseram.
Além dos felinos, Valentina conta que resgatou vários cachorros e dois filhotes de corujas com ossos fraturados.
Por Gabriel Kinder
Fonte: CNN