Viatura fará castração de gatos e cachorros gratuitamente em Fortaleza, CE

Viatura fará castração de gatos e cachorros gratuitamente em Fortaleza, CE

O Castramóvel deverá chegar à capital no 1º semestre de 2016, atendendo regiões carentes, além de praças e parques com concentração de animais abandonados.

CE Fortaleza castracao viatura

Com iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Seuma), uma viatura realizará gratuitamente castração de gatos e cachorros em Fortaleza, atendendo todas as regionais. O Castramóvel é um trailer adaptado e equipado com dois centros cirúrgicos e setores de pré e pós operatório que vai realizar castrações gratuitas em cães e gatos.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que o equipamento comece a operar a partir do primeiro semestre de 2016, segundo informações daRádio Tribuna BandNews FM.

Para o gerente de vigilância ambiental e de riscos biológicos da SMS, Nélio Morais, a iniciativa também deve conscientizar a população.

“A viatura fará deslocamento para áreas estratégicas, contemplando praças e parques que têm uma grande quantidade de animais abandonados, e a população de baixa renda, que será orientada a levar seus animais onde estarão médicos veterinários com habilidades na área de cirurgia para realizar a esterilização dos animais. Nós vamos ter também a vacinação desses animais contra raiva, exames sorológico para o calazar nos cães e possivelmente a aplicação de vermífugo para esses animais. Além disso, a população que levar seu animal para o processo de castração, ela vai receber uma orientação de educação e saúde sobre posse responsável”, explica Nélio.

O serviço terá o acompanhamento de protetores de animais para que os exames também atendam os bichinhos de rua, para que os cuidadores que estão ligados a esses animais nessas regiões também sejam orientados. A licitação para a compra do veículo e dos equipamentos tem o valor de R$ 250 mil e ainda está em andamento.

Controle de zoonoses e castração

Enquanto o projeto não é estruturado em definitivo, o Centro de Controle de Zoonoses atua na capital desde 2014. A nova ação também irá atender bairros carentes, principalmente em parques e praças, como Parque do Cocó e Adahil Barreto, por exemplo, sendo um complemento à “Operação CCZ Extramuros” do Centro de Controle de Zoonoses.

“O sistema de saúde já tem o centro de zoonoses, que já dá respostas à população, entre outras ações. Por exemplo, em agosto, em uma ação inédita nós encoleiramos 30 mil animais da cidade de Fortaleza para o combate ao calazar”, explica o gerente.

Fonte: Tribuna do Ceará

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.