Animal estava na areia e parecia estar debilitado. Ceclimar orienta que as pessoas não cheguem perto

VÍDEO: banhistas encontram lobo-marinho na praia de Cidreira, RS

Um lobo marinho foi encontrado por banhistas na praia de Cidreira, no Litoral Gaúcho na manhã deste sábado, 22. Em um vídeo que circula por grupos de WhatsApp, o animal parece debilitado e está deitado na areia, nas proximidades da divisa com Pinhal.

De acordo com informações do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) é comum a ocorrência de lobos-marinhos no litoral do Estado durante o inverno. Os animais são oriundos da Argentina e do Uruguai e muitos realizam a migração pela primeira vez e chegam cansados às praias do Rio Grande do Sul devido à distância percorrida.Na maioria das vezes, os animais ficam na areia descansando por até 48 horas antes de retornarem ao mar.

O Ceclimar também oferece orientações para quem localizar um dos animais:

  • não importune o animal;
  • mantenha distância de dez metros;
  • não tente alimentá-lo;
  • não tente colocá-lo na água;
  • mantenha os animais domésticos à distância.

Segundo o órgão, é comum para a espécie uma taxa de mortalidade de até 20% no primeiro ano de vida. O estresse pelo contato com o ser humano e animais domésticos pode levar o lobo-marinho à morte, além de colocar em risco quem se aproxima, já que ele pode atacar como forma de defesa. Animais localizados no litoral gaúcho devem ser informados à Patrulha Ambiental (Patram) pelos números (51) 3661 4620 em Tramandaí, (51) 3665 3698 em Capão da Canoa e (51) 3626 4798 em Torres.

Fonte: GAZ

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.