VÍDEO: enxurrada atinge ONG que cuida de animais abandonados em Uberlândia, MG; saiba como ajudar

VÍDEO: enxurrada atinge ONG que cuida de animais abandonados em Uberlândia, MG; saiba como ajudar
Gatinho se protege da enxurrada em ONG em Uberlândia — Foto: Maria Rita Assis/Arquivo pessoal

Uma enxurrada, provocada pela forte chuva, invadiu na tarde de domingo (9) a sede do Instituto Serzinho de Luz, organização não-governamental (ONG) que cuida de animais abandonados em Uberlândia. Vídeos compartilhados em uma rede social do projeto mostram a estrutura totalmente coberta por água (veja abaixo). Saiba como ajudar a instituição mais abaixo nesta matéria.

VÍDEO: Enxurrada atinge instituição que cuida de cães e gatos abandonados em Uberlândia

A entidade fica em uma chácara na MGC-497, que liga Uberlândia à cidade de Prata. De acordo com uma das responsáveis pela ONG, Maria Rita Assis, cerca de 230 gatos e mais 12 cachorros estavam no local no momento da enchente.

Enxurrada atingiu ONG em Uberlândia — Foto: Maria Rita Assis/Arquivo pessoal
Enxurrada atingiu ONG em Uberlândia — Foto: Maria Rita Assis/Arquivo pessoal

Os animais foram resgatados e levados para um lugar seguro. Nenhum deles morreu. Segundo Maria Rita, a parte mais afetada foi o gatil, que ainda estava em construção.

“A parte da frente, que já tínhamos construído, foi toda destruída. Sobrou apenas um espaço no fundo”, afirmou a voluntária ao g1.

Ainda segundo a cuidadora, após o temporal, o local foi tomado por mato e lama. Além disso, cobras foram vistas nos arredores. Até esta segunda-feira (10), todos os gatos e cães estavam sendo mantidos em outra parte da chácara, abrigados da chuva.

Ajude

Para reconstruir o espaço da ONG, os voluntários do Instituto Serzinho de Luz pedem doações de ração para cães e gatos (sem corantes), materiais de construção (como tijolos e lonas) e materiais de limpeza.

Para combinar a entrega dos mantimentos, entre em contato pelo telefone (34) 99641-8989. Também podem ser feitas contribuições em dinheiro, pelas chaves PIX 34 996418989 e 34.189.436/0001-92.

Instituto Serzinho de Luz cuida de cães e gatos abandonados em Uberlândia — Foto: Serzinho de Luz/Arquivo
Instituto Serzinho de Luz cuida de cães e gatos abandonados em Uberlândia — Foto: Serzinho de Luz/Arquivo

Previsão do tempo

As chuvas intensas devem persistir durante a semana no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões devem registrar uma das maiores precipitações do Brasil. A previsão vale até quarta-feira (12), quando é esperado que o clima comece a estabilizar.

Um alerta de perigo de chuvas intensas foi emitido pelo instituto nesta segunda-feira (10). O aviso começou a valer às 10h e está previsto para terminar às 10h de terça-feira (11).

O alerta prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros em uma única hora, ou então, 100 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 60 km/h e 100 km/h. Os riscos são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Por Luís Fellipe Borges

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.