Vídeo: gari de Contagem (MG) viraliza ao resgatar gatos presos em saco de lixo

Vídeo: gari de Contagem (MG) viraliza ao resgatar gatos presos em saco de lixo
Apesar de se tornar viral agora, o resgate aconteceu em 4 de janeiro, no bairro Água Branca (foto: Cristiano Fidelis/TikTok/Reprodução)

O gari de Contagem, na Grande BH, Cristiano Fidelis viralizou nas redes após encontrar dois filhotes de gato presos em um saco de lixo. Até a publicação desta reportagem, o vídeo divulgado pelo profissional no TikTok ultrapassava 1,1 milhão de visualizações e milhares de comentários.

Apesar de se tornar viral agora, o resgate aconteceu em 4 de janeiro, no bairro Água Branca, conforme informado por Fidelis. “Olha a covardia (…). Íamos recolher os gatinhos sem ver. É a humanidade que nós temos. Coração podre”, falou o gari enquanto mostrava os animais.

Então, Cristiano Fidelis decidiu adotar os filhotes. Diante da repercussão do caso, ele publicou um novo vídeo no dia seguinte, na mesma rede social, para atualizar seus seguidores sobre as condições dos gatos.

“Esses aqui são os gatinhos que foram abandonados dentro do saco de lixo. Eu trouxe eles para a minha casa e dei banho. Eles estão sob meus cuidados. Um bicho tão inofensivo e sendo maltratado pela população, mas a gente tem um coração bom. Então, estou aqui cuidando deles. Adotei para mim”, declarou.

Maus-tratos contra animais: o que diz a lei?

A legislação – conforme redação no artigo 32 da Lei 9.605/98 – assegura pena de detenção de três meses a um ano para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, além de multa.

Porém, quando se tratar de cão ou gato, a penalidade aplicada varia de dois a cinco anos de prisão. Em todos os cenários, a sentença poderá ser aumentada de um sexto a um terço, caso a violência ocasione a morte do animal.

Por Bruno Luis Barros

Fonte: Estado de Minas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.