VÍDEO: homem abandona gavião ferido em carroceria de carro em frente ao Bioparque no AP

VÍDEO: homem abandona gavião ferido em carroceria de carro em frente ao Bioparque no AP
Animal, segundo o bioparque, tinha características de estar sendo mantido em cativeiro — Foto: Bioparque da Amazônia/Divulgação

Um vídeo gravado por câmeras de monitoramento flagrou o momento em que um homem abandona um gavião, com parte das penas cortadas, na carroceria de um carro. O caso aconteceu em frente ao Bioparque da Amazônia, em Macapá, na sexta-feira (18).

Confira o vídeo.

Primeiro, o veículo faz uma parada na entrada do Bioparque, quem está dentro do carro conversa com um funcionário da instituição, e depois sai. Um pouco mais a frente, o carona abre a porta, carrega o animal e o deixa em outro veículo que também estava parado. Em seguida, acontece a fuga.

O ato flagrado pela câmera é considerado abandono de animais, um crime ambiental que pode resultar na pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

No veículo onde o gavião foi deixado estava a fisioterapeuta Janete Ramos. Ela contou que se assustou com a atitude.

“A gente ficou apavorado. Vimos que tinha umas penas na caixa e achamos que era um passarinho. Era um gavião, um animal silvestre que deixaram no nosso carro e que o parque não podia ficar com o bicho, porque não é o local dele. Tem centro de reabilitações de animais aqui. O Bioparque não reabilita, salvo raríssimas exceções como é o caso de peixe-boi”, comentou, através das redes sociais.

Ela registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Amapá e apresentou o vídeo para que o autor do crime possa ser identificado. O Batalhão Ambiental (BA) da Polícia Militar (PM) também foi acionado para apreender o animal.

Conforme a polícia, o gavião foi entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na manhã deste sábado (19).

O diretor-presidente do Bioparque da Amazônia, Marcelo Oliveira, detalhou que um homem já havia tentado entregar na unidade um gavião ferido dias antes, na segunda-feira (14). Ele reforçou que o parque não recebe animais, somente em situações específicas, como o de peixes-boi.

“No caso desse gavião ele estava com a pena cortada, típico de um animal mantido em cativeiro. […] A gente sempre orienta que quem tem que ser acionado é o Batalhão Ambiental ou o Corpo de Bombeiros que têm toda a técnica para resgate”, declarou.

Por Fabiana Figueiredo, G1 AP — Macapá

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.