VÍDEO: homem é filmado espancando cavalo em Olinda (PE) e moradores denunciam maus-tratos

VÍDEO: homem é filmado espancando cavalo em Olinda (PE) e moradores denunciam maus-tratos
Homem filmado agredindo cavalo em Olinda — Foto: Reprodução/WhatsApp

Um homem foi filmado por moradores de Olinda espancando um cavalo, no bairro de Amaro Branco, no Sítio Histórico da cidade. De acordo com testemunhas, o homem costuma praticar os maus-tratos com vários animais e, nesta quarta-feira (24), elas conseguiram registrar o crime (veja vídeo abaixo).

VÍDEO: Vídeo mostra homem batendo em cavalo em Olinda

As pessoas que filmaram os maus-tratos não quiseram ser identificadas. Também não há informações sobre a identidade do homem flagrado.

Nas imagens, ele aparece com um objeto na mão, dando golpes num cavalo branco, que está amarrado com um cabresto.

O animal tenta se afastar e evitar as pancadas, mas o homem segura o cabresto com uma corda. Também é possível ouvir o som das pancadas dadas contra o animal. O vídeo foi gravado por uma pessoa que estava dentro de um carro.

Uma das testemunhas, que não quis se identificar, disse que, por vezes, o homem aparece com mais de um cavalo. Os animais estão sempre em condições precárias e bastante machucados. A pessoa disse que os cavalos costumam circular pelo bairro sozinhos.

“Os animais são estressados e, por isso, algumas vezes, correm sem direção pelas ruas, onde há crianças brincando, pessoas andando e idosos passando. Uma vez, o cavalo ia bater em uma criança, e também quase bate em alguns moradores”, declarou a testemunha.

De acordo com o Código Estadual de Proteção aos Animais, é proibido ofender ou agredir física e psicologicamente os animais.

Não é admitido manter bichos em local sem higiene e sem espaço adequado para movimentação ou descanso. É vedado deixar os animais enclausurados ou forçá-los a trabalhos excessivos.

A pessoa que presenciou os maus tratos também disse que moradores já foram até a casa do homem, que debocha de quem reclama. Os cavalos são agredidos com pedaços de madeira, tapas, socos e chutes.

“Eles fazem todas as necessidades deles nas ruas e o dono não limpa. Está sendo um grande transtorno. Minha rua, por exemplo, toda semana precisa ser lavada pelos próprios moradores, pois ninguém aguenta o odor de fezes e urina”, declarou.

Os moradores afirmaram que já tentaram, diversas vezes denunciar o caso à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), e à prefeitura de Olinda, por meio da Vigilância Ambiental, mas não conseguiram.

“Já denunciaram e a fiscalização já foi até a casa dele, mas ele deu um jeito de sumir com os animais antes da fiscalização chegar. Porém, depois, ele pega os cavalos de volta e tudo segue. Hoje, tentamos ligar para a Depoma, mas ninguém atende. A Vigilância Ambiental também não atende”, afirmou a testemunha.

Resposta

Por meio de nota, a prefeitura de Olinda afirmou que casos envolvendo crimes de violências contra animais devem ser reportados para a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente.

“A gestão municipal não tem ingerência sobre esse tipo de situação, que deve ser tratada na esfera estadual”, informou.

Ainda segundo a administração municipal, em caso de animais soltos, ou abandonados nas ruas ou avenidas da cidade, existe um serviço de recolhimento de animais de grande porte, executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

O g1 entrou em contato com a Polícia Civil, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.