VÍDEO: homem pula em canal, se arrisca em meio à vegetação e salva cachorro, em Olinda, PE

VÍDEO: homem pula em canal, se arrisca em meio à vegetação e salva cachorro, em Olinda, PE
Homem entrou no Canal do Fragoso, em Olinda, para resgatar cachorro nesta quinta-feira (28) — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma equipe da TV Globo flagrou o momento em que um cachorro foi salvo por um morador, depois de ter caído no Canal do Fragoso, em Olinda. O animal estava preso em meio às baronesas que tomaram conta do córrego, um indicativo do alto nível de poluição (veja vídeo acima). O resgate ocorreu na manhã desta quinta-feira (28).

VÍDEO: homem entra em canal e resgata cachorro em meio a baronesas

Montador de painéis de MDF, Jonathan Santos, de 26 anos, contou que estava assistindo ao Bom Dia Pernambuco quando viu, ao vivo, a população tentando salvar o poodle. Ele saiu de casa disposto a resgatar o cão e pulou no canal, mesmo em meio ao risco de se afogar e de ficar preso na vegetação.

Ele disse que estava na casa dos pais tomando café da manhã, quando viu a situação. “Eu vi pela televisão e pensei: ‘vou lá salvar o cachorro’. Eu conheço aqui [o canal] também, já vi até jacaré, mas entrei para salvar o cachorro”, contou.

Pessoas que estavam no local disseram que acionaram o Corpo de Bombeiros para o salvamento, por volta das 6h30. O g1 entrou em contato com a corporação, que informou ter recebido o chamado às 7h21.

“Durante o deslocamento da equipe, populares informaram que já haviam retirado o cão do canal”, afirmaram os bombeiros à reportagem.

No vídeo, é possível ver Jonathan tentando sair do canal com a ajuda de outros moradores, que estenderam um galho para que ele pudesse puxar. A locomoção dentro do canal era difícil devido à quantidade de baronesas no local, e, em alguns momentos, o rapaz ficou preso na vegetação.

“Não ia deixar o bichinho ficar ali jamais”, relatou o montador.

Depois, os moradores ainda tentaram puxar o rapaz e o cachorro com uma corda, mas eles só conseguiram sair do canal depois que uma pessoa levou uma escada até o local.

O cachorro aparentemente não tinha dono, segundo os moradores do local. Uma mulher que não se identificou estava indo para o trabalho quando se deparou com a situação. Ela disse que uma moradora da região, comovida pela situação, decidiu adotar o poodle.

“É um macho […] A menina disse que vai querer ficar com ele. E eu espero que a consciência da pessoa que jogou ele no canal pese”, afirmou.

Jonathan, que trabalha no bairros dos Coelhos, na área central do Recife, contou que, depois de salvar o cão ele, foi para a praia tomar um banho de mar e seguir de bicicleta ao serviço.

“Corri para o mar para poder tirar o cheiro de canal e ir para o trabalho. Foi muito gratificante ver o pessoal agradecendo e ajudando, apesar de que eu não fiz isso para poder aparecer. É porque eu gosto muito dos bichinhos e não custa nada”, disse, acrescentando que tem uma gata de estimação.

Por Bianka Carvalho e Suzana Souza

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.