Vídeo! Mistério de ‘buraco na cara’ de elefante é comentado por biólogo; ‘pesadelo’

Imagens de um elefante solitário com um buraco considerável parte frontal da tromba chamaram a atenção da internet nos últimos dias. A cena incomum foi comentada pelo biólogo Henrique Abrahão.
Conforme o biólogo, não é possível afirmar se o animal sofreu algum tipo de acidente, que culminou com a abertura de parte da tromba, ou se alguma infecção na pele tenha corroído a estrutura, que é crucial para a funcionalidade da tromba e a sobrevivência da espécie. O local onde a cena foi filmada também não foi revelado.
“Isso aí vai me dar pesadelo! O que aconteceu ali é que o elefante perdeu uma parte da tromba muito próximo aos ossos turbinados, ali no nariz. Para quem não entende, a tromba é uma evolução da junção do nariz do animal com os lábios superiores. E pode pesar mais de 140 quilos, tamanha a força da musculatura que tem a tromba do elefante, que faz serviços delicados ou até mesmo pesados, como o combate ou até mesmo carregar toras”, explica o biólogo.
O especialista aponta que em situações básicas, como pegar e beber água, ficariam inviáveis. O biólogo explica a forma como os animais sugam o líquido, armazenam na tromba e o inserem na boca.
Dependendo do tamanho do animal, mais de 12 litros de águas podem ser ingeridos através do armazenamento temporário do líquido na tromba saudável. Com essa perfuração na estrutura, tal ação ficaria inviável.
Na visão de Henrique Abrahão, é difícil que o buraco do animal acabe fechando sozinho, sendo necessário passar por um procedimento de enxerto, que é bastante dificultoso.
A expectativa de vida do elefante ficaria também acabaria prejudicada em virtude do ferimento. “É muito provável que o animal pereça e morra”, opina.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Fonte: ND+