Vídeo mostra presença de baleias-francas em praia de Florianópolis, SC

Vídeo mostra presença de baleias-francas em praia de Florianópolis, SC

Imagens foram feitas no final da manhã desta segunda (30) no Sul da Ilha. Mamíferos costumavam ser avistados entre os meses de agosto e outubro.

SC florianopolis baaleiafranca51

Um vídeo gravado por um grupo de ativistas no final da manhã desta segunda-feira (30) mostra três baleias-francas, entre elas um filhote, em uma praia de Florianópolis. As imagens foram feitas no Morro das Pedras, Sul da Ilha de Santa Catarina, pelo Movimento SOS Dunas da Ribanceira, do município de Imbituba, no Litoral Sul catarinense (veja vídeo).

Uma baleia também foi avistada na Praia da Armação, que fica próxima ao Morro das Pedras. Segundo um dos coordenadores do grupo, Eduardo Rosa, foram flagrados provavelmente um casal – macho e fêmea – e o filhote deles. “A cada ano, percebemos que as baleias estão chegando antes. Elas procuram águas mais quentes em relação às da Antártida nesse período do ano para procriar e amamentar”, explicou.

Ele comentou que a presença das baleias-francas no Litoral catarinense costumava ocorrer entre os meses de agosto e outubro.

“No ano passado, já se avistava na metade de julho”, disse Rosa. Ainda de acordo com ele, há cerca de cinco anos, passou a ser mais comum a presença desses mamíferos na costa da capital catarinense. “Florianópolis não fazia parte da rota delas”, comentou Rosa.

O ativista comentou também que as baleias buscam baías protegidas cujas águas são mais calmas e com pouca corrente. O vídeo chega a mostrar uma pequena embarcação que chegou a se aproximar dos animais. A prática foi proibida pela Justiça em maio do ano passado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.