Vídeo mostra resgate de animais silvestres em locais inusitados em GO

Vídeo mostra resgate de animais silvestres em locais inusitados em GO
Gavião carcará foi resgatado de prédio da Saneago em Itumbiara (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O Corpo de Bombeiros resgatou vários animais em locais inusitados de Itumbiara, no sul de Goiás, na última semana. Eles estavam em lotes baldios, prédios públicos e até dentro de caminhões. Segundo especialistas, a grande incidência desse tipo de ocorrência é o desmatamento.

Na sede da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), os militares foram acionados para resgatar um gavião carcará. Ele foi encontrado pelos funcionários e estava com a asa machucada. Ele ficou embaixo de árvore, e até ganhou apelido dos servidores.

“A ave estava brigando com outro da mesma espécie e esse acabou levando a pior e acabou caindo aqui no pátio”, disse o gerente administrativo Leandro Amaral.

Apesar de estar machucado, o gavião tentou fugir e deu trabalho para ser resgatado. Os bombeiros tiveram que seguí-lo pela rua e usar uma rede para conseguir segurar o animal.

Já um tucano foi encontrado pelo motorista de um caminhão, dentro da cabine. O homem conseguiu segurar a ave e ligou para os bombeiros. Na mesma semana, uma capivara também foi encontrada correndo em um lote baldio da cidade.

Segundo especialistas, uma das razões para a quantidade de animais no perímetro urbano da cidade é o desmatamento. “Nós acabamos desmatando o ambiente deles e eles precisam procurar outro lugar para morar e se alimentar”, disse o veterinário Felipe de Freitas.

Além disso, é necessário sempre chamar pessoas específicas para fazer o resgate. “É procurar alguém capacitado para auxiliar, muitas vezes o Corpo de Bombeiros, algum veterinário que consiga manusear”, completou.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.