Vídeo mostra resgate de baleia na orla da Zona Sul do Rio

Vídeo mostra resgate de baleia na orla da Zona Sul do Rio

Animal estava preso em redes de pesca na Praia do Leme. Pescadores e policiais conseguiram libertar o filhote de jubarte.

Policiais da Unidade de Policiamento Ambiental Marítimo e Fluvial, da Polícia Militar, socorreram um filhote de baleia da espécie jubarte que estava preso em redes de pesca, na orla do Leme, na Zona Sul do Rio, nesta sexta-feira (10). Imagens mostraram o resgate.

Segundo informações da PM, os pescadores retiraram a rede que estava presa na parte de cima do filhote, mas o mamífero continuou imobilizado pelas redes que estavam presas em suas nadadeiras. Os policiais da 7ª Unidade de Polícia Ambiental Marítima e Fluvial com a equipe de mergulhadores conseguiram retirar as redes que estavam presas nas nadadeiras inferiores da baleia.

Baleia morre encalhada

Em agosto do ano passado, uma baleia da espécie jubarte encalhou e morreu na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Uma operação conjunta dos serviços de emergência da Defesa Civil e da Comlurb, com apoio do Inea, pegou o animal e o levou para o Centro de Tratamento de Resíduos Rio (CTR Rio), em Seropédica, na Baixada Fluminense.

O biólogo Rafael Carvalho, do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), explicou que é comum que jubartes encalhem nessa época do ano. O inverno, segundo ele, é o período do ano em que a espécie sobe de águas perto da região da Antártica em direção ao litoral do Brasil, em especial a Bahia.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.