RJ Rio de Janeiro baleia

Vídeo mostra resgate de baleia na orla da Zona Sul do Rio

Animal estava preso em redes de pesca na Praia do Leme. Pescadores e policiais conseguiram libertar o filhote de jubarte.

Policiais da Unidade de Policiamento Ambiental Marítimo e Fluvial, da Polícia Militar, socorreram um filhote de baleia da espécie jubarte que estava preso em redes de pesca, na orla do Leme, na Zona Sul do Rio, nesta sexta-feira (10). Imagens mostraram o resgate.

Segundo informações da PM, os pescadores retiraram a rede que estava presa na parte de cima do filhote, mas o mamífero continuou imobilizado pelas redes que estavam presas em suas nadadeiras. Os policiais da 7ª Unidade de Polícia Ambiental Marítima e Fluvial com a equipe de mergulhadores conseguiram retirar as redes que estavam presas nas nadadeiras inferiores da baleia.

Baleia morre encalhada

Em agosto do ano passado, uma baleia da espécie jubarte encalhou e morreu na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Uma operação conjunta dos serviços de emergência da Defesa Civil e da Comlurb, com apoio do Inea, pegou o animal e o levou para o Centro de Tratamento de Resíduos Rio (CTR Rio), em Seropédica, na Baixada Fluminense.

O biólogo Rafael Carvalho, do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), explicou que é comum que jubartes encalhem nessa época do ano. O inverno, segundo ele, é o período do ano em que a espécie sobe de águas perto da região da Antártica em direção ao litoral do Brasil, em especial a Bahia.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.