Vídeo mostra resgate de mais de 40 pássaros silvestres traficados em caixas de leite

Vídeo mostra resgate de mais de 40 pássaros silvestres traficados em caixas de leite
Pássaros resgatados estavam dentro de caixas de leite. — Foto: Divulgação/Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar, de Jundiaí (SP), recebeu, na noite de sábado (13), mais de 40 pássaros que estavam sendo traficados dentro de caixas de leite. Os animais foram encontrados pela Polícia Rodoviária dentro de um carro na Rodovia Anhanguera.

Segundo a associação, são 49 pássaros silvestres, sendo 48 trinca-ferros e um bico-de-veludo. As aves foram, inicialmente, encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres(Cras), que fica na Mata Ciliar, pela Polícia Ambiental de Campinas (SP).

Cada um dos pássaros estava dentro de uma caixa de leite, que tinha apenas alguns furos para a entrada de ar. De acordo com a associação, um deles já estava morto no momento do resgate e, desde sábado, outros quatro também morreram.

https://www.facebook.com/associacaomataciliar/videos/706371470191471

Um vídeo gravado pela equipe mostra o momento em que as aves são retiradas das caixas e colocadas em gaiolas com água e alimento. A Mata Ciliar informou ao G1 que eles ficaram sob observação e, quando recuperados, serão devolvidos à natureza (assista acima).

A associação também disse que, segundo a Polícia Ambiental, o motorista do carro foi autuado por crime ambiental e deve pagar multa prevista em lei.

Vídeo: Pássaros contrabandeados são apreendidos em caixas de leite e levados para Jundiaí.

Aves foram retiradas das caixas e colocadas em gaiolas pela equipe da Associação Mata Ciliar. — Foto: Divulgação/Associação Mata Ciliar
Animais serão observados e, quando recuperados, soltos na natureza. — Foto: Divulgação/Associação Mata Ciliar

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.