VÍDEO: motorista flagra cena e denuncia abandono de cachorro no Centro de Vitória, ES

VÍDEO: motorista flagra cena e denuncia abandono de cachorro no Centro de Vitória, ES
Foto: Reprodução/Marcelo Sobrinho

O administrador de empresas Marcelo Sobrinho flagrou o momento em que um cachorro teria sido abandonado na tarde do último sábado (18), no Centro de Vitória.

De acordo com ele, o animal estava no banco traseiro de um carro e foi empurrado para fora por um passageiro. O flagrante aconteceu por volta de 12h, na Praça Irmã Josefa Hosana, em frente à Igreja do Carmo.

“Vimos o momento em que o carro parou na praça, na nossa frente. A pessoa de trás abriu a porta e jogou o cachorro para fora. Ele pulou desesperado para dentro novamente e a pessoa empurrou de volta com os pés”, relatou.

Ainda segundo Marcelo, o cão teria corrido em volta do carro, olhando para dentro do veículo. Ele teria tentado ir para a parte da frente do automóvel e, logo depois, tentado entrar novamente pelas portas laterais.

Após deixar o animal na rua, o motorista do carro arrancou e desceu pela rua lateral à praça. Durante todo momento, o cachorro teria tentado seguir o automóvel pelas ruas do Centro.

“Como foi tudo muito rápido, não conseguimos filmar tudo desde o início, foi minha filha que começou depois. Foi muito triste ver. O animal sumiu pelas ruas depois, não conseguimos fazer nada”, contou.

Na parte de trás do carro havia uma propaganda de uma empresa, com um número de telefone. O administrador relata que chegou a ligar para o número, mas não teve nenhum retorno.

Ainda segundo Marcelo, ele fez contato com a Prefeitura de Vitória, que o teria orientado a entrar em contato com a polícia por meio do 190 ou também com a CPI dos Maus-Tratos, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Prefeitura orienta chamar a polícia

Procurada pela reportagem do Folha Vitória, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) informou que realiza o acolhimento provisório de animais domésticos nas situações em que estão em sofrimento extremo ou são vítimas de maus-tratos dentro dos lares e faz a condução do tutor à autoridade policial.

Sobre este caso de abandono, a prefeitura disse que não recebeu chamados para esta ação no período informado e orienta que, nos casos de abandono de animais, o morador deve entrar em contato imediatamente com a autoridade policial por se tratar de crime e, se possível, fazer o registro em vídeo/fotografia para ajudar na identificação do infrator.

Para esses casos, em Vitória, a infração é considerada grave e a multa varia de R$ 6 mil podendo chegar até R$ 10,8 mil, e pode ser dobrada em caso de reincidência.

“Nessas situações, ainda, o munícipe que se sensibilizar pode acolher provisoriamente o animal e buscar o apoio da prefeitura, que encaminhará veterinário para avaliação do pet e poderá ofertar consulta, exames, castração e a disponibilidade de vaga nos eventos de adoção”, completa.

A prefeitura informa, ainda, que desenvolve o Projeto Guarda Responsável de Animais Domésticos, que aborda temáticas sobre os direitos, deveres, hábitos e condutas dos tutores em relação aos animais domésticos e os direitos desses animais. Denúncias de maus-tratos em animais podem ser feitas pelo Fala Vitória 156.

Assista ao vídeo:

Por Guilherme Lage

Fonte: Folha Vitória