VÍDEO: onça-parda que ‘passeou’ por casas e assustou moradores de São Carlos (SP) é solta em reserva

VÍDEO: onça-parda que ‘passeou’ por casas e assustou moradores de São Carlos (SP) é solta em reserva
Onça-parda é solta em reserva ecológica de São Carlos — Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

A onça-parda, que passeou pelas casas e assustou moradores do bairro Jardim Ricetti, em São Carlos (SP), foi solta em uma reserva ecológica, na manhã deste sábado (20), pela Polícia Ambiental da cidade. (Confira o vídeo abaixo).

VÍDEO: Onça-parda é solta em reserva ambiental após invadir casas em São Carlos

No feriado de sexta-feira (19), os moradores acordaram com uma surpresa: o animal de cerca de 1 ano e meio visitou casas e pulou pelos muros e telhados por dois quarteirões.

A captura durou cerca de quatro horas e mobilizou 20 homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Guarda Municipal e funcionários do Parque Ecológico.

Soltura rápida

A ação da Polícia Ambiental foi rápida. Em uma caixa especial, os policiais levaram a onça até a mata de uma reserva ecológica na região. Assim que a porta é aberta, ela corre para retornar à natureza (Veja abaixo por outro ângulo).

VÍDEO: Polícia Ambiental de São Carlos solta onça-parda em reserva ambiental

Segundo a Polícia Ambiental, a soltura do animal estava prevista para ser feita na madrugada deste sábado, mas aconteceu pela manhã. O local onde ela foi solta não foi divulgado para sua própria segurança.

Sustos em casas

Onça-parda assustou moradores de São Carlos — Foto: Reprodução/EPTV
Onça-parda assustou moradores de São Carlos — Foto: Reprodução/EPTV

Quando a técnica de enfermagem Márcia Maria Xavier da Costa abriu a janela da cozinha ela deu de cara com a onça-parda na área de serviço, a menos de 2 metros dela. O animal estava deitado em um canto.

“Eu ouvi um barulho diferente à noite, mas não liguei, voltei a dormir. De manhã quando coloquei o cachorro para sair no quintal me deparei com aquele bicho. Eu me assustei. Não é todo dia que a gente vê uma onça no seu quintal”, disse.

Ela então chamou os bombeiros, que junto com funcionários do Parque Ecológico e da Polícia Ambiental, isolaram a área para resgatar o bicho.

VÍDEO: Onça-parda aparece em bairro de São Carlos e assusta moradores

Fuga por muros e telhados

Depois de duas horas tentando capturar a onça, o bicho assustado decidiu fugir pulando por muros e telhados das casas. Em uma delas, uma telha cedeu e ela acabou caindo na área de serviço.

“Eu achei que fosse uma pessoa e estivesse escondida. Meu filho saiu correndo e ela pulou no muro e ele viu ela pulando nas outras casas. O susto foi grande”, afirmou a auxiliar de limpeza Maria do Carmo Santos Silva.

Ela ainda entrou pela cozinha e saiu pela sala da casa do aposentado Donizetti Aparecido Ferreira de Moraes. Ele achou que era um cachorro, mas foi avisado pelo irmão.

“A hora que eu vi os bombeiros correndo atrás eu vi que era verdade, ainda bem que eu não sabia que era onça”, brincou.

Captura em garagem

Onça deu trabalho, mas foi capturada em São Carlos — Foto: Claudinei Júnior/G1
Onça deu trabalho, mas foi capturada em São Carlos — Foto: Claudinei Júnior/G1

Depois a onça foi para a garagem de uma casa que estava cheia de visitas. Ela se escondeu atrás de um carro e foi finalmente sedada com a ajuda de uma zarabatana.

A cena da remoção atraiu muitos curioso, que queriam registrar uma foto. A onça-parda foi colocada dentro de uma caixa.

A suspeita é que ela tenha vindo por um córrego. “Um macho jovem buscando um território novo, é muito provável que ele tenha sido retirado das áreas de mata por outra onça maior. A cidade estava literalmente no caminho dele”, disse o diretor do Parque Ecológico, Fernando Magnani.

Onça-parda deu trabalho às equipes de captura em São Carlos — Foto: A Cidade ON/São Carlos
Onça-parda deu trabalho às equipes de captura em São Carlos — Foto: A Cidade ON/São Carlos

Fonte: G1

Onça-parda invade casa e foge pelos telhados dos vizinhos em São Carlos, SP

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.