VÍDEO: Polícia mata raro veado branco que corria em disparada por cidade inglesa

VÍDEO: Polícia mata raro veado branco que corria em disparada por cidade inglesa
Raro veado branco é avistado correndo pelas ruas de Merseyside, na Inglaterra, antes de ser morto pela polícia — Foto: Reprodução/Twitter/Adrian howard

Policiais do departamento de polícia de Merseyside, no noroeste da Inglaterra, mataram no domingo (26) um raro espécime de veado branco que corria pelas ruas de Bootle, na região de Liverpool.

VÍDEO: Polícia mata raro veado branco que corria em disparada por cidade inglesa

Segundo as autoridades, os agentes informaram não ter conseguido todo o apoio necessário para conter o animal e tiveram que abatê-lo para garantir a segurança dos motoristas.

Membros da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals, associação britânica pelos direitos animais, criticou a ação da polícia.

A British Deer Society, organização não-governamental que cuida do bem estar de veados e corsas no Reino Unido, estima que a espécie encontrada em Bootle seja “bastante rara”.

Eles explicam que o animal não é considerado um espécime albino, mas que sua coloração é decorrente de uma baixa produção de melanina – responsável pela pigmentação.

O animal foi avistado pela polícia por volta das 8h45 de domingo, pouco antes de ser gravado correndo pelas ruas do centro da cidade (veja no vídeo acima).

A polícia inglesa afirma que os agentes conseguiram empurrar o animal para uma área industrial da cidade, mas que precisava de apoio especializado para conter o veado.

Um porta-voz da polícia de Merseyside afirmou que os agentes emitiram “diversos pedidos de ajuda” e que “não teve outra opção” para garantir a segurança dos cidadãos.

A Royal Society afirmou em um comunicado que chegou a instruir os profissionais a deixarem o animal retornar sozinho à floresta, e que esse tipo de aparição selvagem “não era incomum”.

“Uma outra opção seria ter sedado o animal e o levado em segurança para casa”, disse a associação em nota.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Pouco importa se o animal era raro ou não, o que importa é que ele tinha seus interesses próprios e o principal deles era o interesse em viver. O despreparo de forças de segurança para lidar com situações que envolvem animais parece epidêmico e global.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.