Vídeo que mostra uma vaca sendo abatida sem ‘anestesia’ viralizou e causou comoção

Vídeo que mostra uma vaca sendo abatida sem ‘anestesia’ viralizou e causou comoção
Foto: RTL

O vídeo de um matadouro em Luxemburgo, que mostra uma vaca sendo abatida sem estar anestesiada, causou comoção após viralizar.

O vídeo, filmado com um smartphone, mostra uma vaca sendo abatida em uma fazenda em Ettelbruck. 

Ativistas dos direitos dos animais criticaram as cenas que mostram uma vaca sendo morta com brutalidade em um vídeo macabro. Como disseram, a vaca teria sofrido imensamente no processo.

Foto: SGr / shutterstock.com.

O vídeo foi exibido em uma investigação de um noticiário local sobre o incidente. Ele mostra uma vaca pendurada de cabeça para baixo em uma sala, que tem sangue espalhado pelo chão e paredes. 

A vaca é vista a se contorcer enquanto está pendurada no ar. Enquanto isso, um trabalhador se aproxima do animal e corta a sua garganta, mas o animal continua a se contorcer. O trabalhador então vira-se para a câmera e aparece para comemorar a matança, ao levantar a arma do abate. 

Assista ao vídeo aqui.

As organizações de bem-estar disseram que o matadouro violou as leis de proteção animal. 

O gestor do matadouro, Claude Graff, admitiu para o jornal RTL Today que as cenas foram filmadas no matadouro, e disse que até ele ficou chocado com o vídeo. 

“Não há ética alguma, nenhum respeito pelo animal mostrado. Aquele funcionário não trabalha mais aqui”, admitiu. 

A fazenda afirmou que os funcionários são treinados para assegurar o bem-estar dos animais até seu abate.

O abatedouro disse que as cenas foram feitas há três anos, mas voltaram a circular após serem compartilhadas novamente on-line de maneira extensiva.

Desde então, o matadouro tem revisto suas políticas de treinamento, além de ter instalado câmeras de segurança, explicou o matadouro. Os funcionários são orientados a atordoar os animais antes do abate, a fim de minimizar o sofrimento.  

Compartilhe este artigo para revelar a realidade por trás da indústria da carne.

Por Oli Gross / Tradução de Alan Dalles

Fonte: Totally Vegan


Nota do Olhar Animal: A violência revelada nesta matéria é terrível e inaceitável, mas é apenas um AGRAVANTE em relação à violação maior, naturalizada pela indústria frigorífica e aceita por muitas pessoas, que é o ABATE em si. O sofrimento imposto cotidianamente aos animais nas “linhas de produção” de carne não é menos repulsivo e imoral do que a violação do principal interesses dos animais, que é o interesse em viver.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.