Vigilância castra e chipa 250 animais no Monjolinho e Vitória em Mairinque, SP

Vigilância castra e chipa 250 animais no Monjolinho e Vitória em Mairinque, SP

Foram 250 animais castrados e chipados em dois dias da Campanha de Castração e Microchipagem de Cães e Gatos em Mairinque. Nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, nos bairros Monjolinho e Vitória, a equipe da Vigilância Sanitária da Prefeitura e colocou dois veículos à disposição para transportar os proprietários e animais após a cirurgia.

SP mairinque castrachip1

Dafne Guimarães Jorge, diretora do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, informa que esses 250 animais correspondem à primeira parcela de R$ 25 mil repassada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais.

A campanha de castração e microchipagem de animais de estimação no município está a cargo da empresa Clínica Veterinária Ricardo, sediada em Mairinque.

O Convênio 028/2014 firmado com o Governo do Estado prevê mil cirurgias para este ano a um custo de R$ 100 mil. Após a prestação de contas desta primeira etapa, será liberado o recurso para mais 250 cirurgias e então a Vigilância Sanitária divulgará as novas datas e locais.

Vantagens

Conforme explica a diretora da Vigilância, entre as vantagens da castração estão a redução da reprodução indiscriminada e a prevenção de quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas. “Nos machos agressivos dominantes, esta tendência pode atenuar ou desaparecer e as fêmeas deixam de ter o cio”, esclarece.

Sobre a microchipagem, Dafne lembra que essa alternativa garante segurança para o caso do animal estar perdido ou ser roubado, pois o microchip armazena o código ligado às informações de contato com o proprietário do animal. “Mesmo sem a coleira de identificação os animais extraviados podem ser encontrados e devolvidos aos seus donos”, garante.

Fonte: Guia São Roque

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.