Vigilância Sanitária vacina cães e gatos em Campo Grande e Realengo, no Rio

Os bairros de Campo Grande e Realengo, na Zona Oeste, receberão hoje, até as 17h, a campanha de vacinação contra raiva. Os pontos de vacinação ficarão na Praça dos Estudantes (Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga sem número, próximo ao teatro de arena Elza Osborne, em Campo Grande) e na Praça Padre Miguel (Avenida Santa Cruz, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição, em Realengo).

Os cães e gatos que serão vacinados deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.

A raiva é uma doença incurável que compromete o sistema nervoso do homem. O índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Fonte: O Globo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.