Violência mimética: a performance das crianças espelha a moralidade dos adultos

Por Sônia T. Felipe 

Fazendo os horrores que fazem aos animais, por exemplo, furar os olhos de cães em situação vulnerável nas ruas, as crianças nada mais mostram do que os horrores que nós adultos permitimos que sejam feitos contra os animais.

As crianças funcionam como bonecas de ventríloquos de uma sociedade. Quando vemos uma miniatura fazendo mal a outras, vemos com clareza que um ser tão pequeno quanto um humano não tem direito algum de fazer o que anda fazendo aos outros animais.

Em vez de odiar essas crianças, que tal começar a fazer algo para que os adultos parem de fazer mal contra os animais? Se não houver nada errado sendo feito contra os animais, as crianças nunca terão ideia de imitar. Ações infantis são sinônimos de mimese de adultos. Crianças agem por imitação. Encenam. Não são propriamente autoras de trama alguma. Apenas encenam sem saber exatamente o que o animal sente. Aliás, ouvem todo tempo que animais não têm consciência, não é mesmo?


{article 105}{text}{/article}

Olhar Animal – www.olharanimal.org


Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.