Vírus altamente contagioso se espalha entre cachorros nos EUA

Vírus altamente contagioso se espalha entre cachorros nos EUA
Vírus altamente contagioso se espalha entre cachorros nos EUA (Imagem: twenty20photos/envato)

Um vírus altamente contagioso vem se espalhando entre cachorros de Miami (EUA), despertando preocupação nas autoridades de saúde da cidade e levando a casos de doença respiratória infecciosa canina (DRIC). Entre os principais sintomas, estão a tosse contínua e o espirro, e ainda progredir para algo mais sério, como pneumonia ou febre.

Frente ao ocorrido, a recomendação é que as pessoas ajudem a proteger os animais de estimação, mantendo as vacinas atualizadas e evitando locais em que muitos cães estejam aglomerados, como parques, petshops, etc. Evitar o contato entre os cães (focinho a focinho) também foi apontado como uma medida essencial na proteção dos pets.

As autoridades locais apontam que o vírus é transmitido pelo contato direto com um cão infectado e pelo contato com pessoas que foram expostas, podendo ser transportado nas roupas, nas mãos e em itens como tigelas de comida e água, coleiras, brinquedos e roupas de cama. No entanto, vale perceber que esse vírus é facilmente derrotado por medidas como:

  • Usar desinfetante
  • Lavar as mãos com água e sabão
  • Lavar as tigelas e brinquedos com água e sabão

Apesar disso, os especialistas ressaltam que o vírus passa por gotículas no ar e é altamente contagioso, o que exige cuidados. Uma médica de Miami chegou a dizer, em entrevista à CBS, que as pessoas que convivem com os animais de estimação devem encarar essa doença com o mesmo olhar de cautela que se dirige à covid-19, mantendo uma distância segura entre os cães.

A orientação é que se o cão começar a apresentar sintomas, o tutor deve levar ao veterinário imediatamente para tomar antibióticos. A depender da gravidade, os cachorros podem ficar internados de três e 10 dias, mas a infecção em si dura até um mês. Ainda não há casos no Brasil, mas vale ficar alerta e manter as vacinas dos pets em dia.

Por Nathan Vieira

Fonte: Canaltech

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.