Vítima de maus-tratos, cavalo é eutanasiado em Osório, RS

Vítima de maus-tratos, cavalo é eutanasiado em Osório, RS
Foto: Divulgação BM

Um cavalo foi encontrado caído no chão e agonizando sob o sol forte na tarde dessa terça-feira no município de Osório. O animal, que estava amarrado e muito debilitado, foi encontrado em um terreno baldio, por volta das 15h, por moradores do bairro Mariápolis. Diante da situação de maus-tratos, populares chamaram o Comando Ambiental da Brigada Militar para atender a ocorrência. Ao chegar no local, os policias constataram que o cavalo apresenta lesões pelo corpo, estava desidratado e não conseguia se manter em pé.

Conforme depoimentos de moradores à polícia, o animal teria sido abandonado no terreno. O proprietário do cavalo não foi identificado. Servidores do Departamento Especial de Proteção ao Animal (DEPA) da prefeitura de Osório compareceram no local para avaliar a situação. Devido a ausência de um veterinário do DEPA, o prefeito de Osório solicitou ajuda voluntária de outro médico veterinário. A alternativa sugerida pelo profissional foi a eutanásia, já que o animal estava muito ferido e debilitado.

São considerados maus-tratos o abandono, espancamento, envenenamento, prender animais em correntes, negar água e comida, capturar animais silvestres, obrigar o animal a puxar peso superior à sua força, negar assistência veterinária ao animal ferido ou doente, não abrigar o animal na chuva ou sol, utilizar animais em shows que lhes cause estresse e promover rodeios e rinhas de galo, entre outros.

Caso você presencie maus-tratos com animais, denuncie.

Batalhão Ambiental da BM – Xangri-lá: 51 3689 32 06 / 51 8501 66 71

Companhia Ambiental da BM – Osório: 51 3601 1726

Pelotão Ambiental da BM – Tramandaí – 51 3661 4620

Pelotão Ambiental da BM – Torres – 51 3626 4798

Fonte: Litoral na Rede 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.