Vitória! Cientistas salvam centenas de pássaros de testes 'científicos'

Vitória! Cientistas salvam centenas de pássaros de testes ‘científicos’

Centenas de pássaros serão poupados da miséria de serem usados em testes de pesticidas, graças a uma revisão conduzida pelas organizações PETA International Science Consortium Ltd.  e US Environmental Protection Agency (EPA).

O documento revisado, em coautoria de duas organizações, avaliou 20 anos de dados de um teste para pesticidas em que alimenta-se pássaros com comida contaminada com pesticidas durante dias, e depois monitora-se os sintomas, incluindo vômitos, perda de peso, e letargia, antes de eutanasiá-los. Os autores descobriram que não houve casos nos quais este teste identificasse um risco que não fosse identificado em outros testes requeridos. Consequentemente, a EPA pode proteger com segurança o meio ambiente sem envenenar pássaros neste teste cruel.

A EPA tem usado os resultados do documento para desenhar uma política que permitirá às empresas evitar o teste, poupando as vidas de centenas de codornas e pássaros selvagens a cada ano, além de economizar tempo e dinheiro do contribuinte, recursos que podem ser melhor gastos no avanço de métodos sem animais que podem predizer com mais agilidade e confiança os efeitos dos químicos nos humanos e no meio ambiente.

Este anúncio vem logo após a notícia inovadora do mês passado em que a EPA planeja parar de solicitar e financiar testes em mamíferos até 2035. A PETA EUA foi a primeira a colocar os direitos dos animais na agenda da EPA 20 anos atrás, e apesar de desejarmos que os testes em animais parassem agora (ou nunca tivessem começado), esta é a primeira vez que uma agência reguladora americana assume um compromisso tão grande.

De fato, a administração da EPA anunciou esta semana que este projeto colaborativo para salvar pássaros é a “primeira ação depois da mais recente diretiva para reduzir drasticamente os testes em animais em toda a Agência”.

O que você pode fazer

Os cientistas da PETA estão também trabalhando duro para acabar com os experimentos cruéis na Europa, e você pode nos ajudar a dar um passo para alcançar este objetivo exigindo que a Comissão Europeia e a Agência Química Europeia nunca permitam os testes de ingredientes cosméticos em animais.

Assine a petição agora.

Por favor, faça também uma doação hoje para ajudar a acabar com os testes em animais:

Doe para acabar com o teste em animais.

Por Priya / Tradução de Fátima C G Maciel 

Fonte: PETA

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.