Vitória! Fazendas de pele estão agora proibidas na Noruega

Vitória! Fazendas de pele estão agora proibidas na Noruega
Foto: Pixabay

Em uma vitória enorme para os direitos dos animais, a Noruega proibiu fazendas de peles! A lei entrará em pleno vigor até 2025 e salvará as vidas de aproximadamente 700.000 visons e 110.000 raposas por ano!

A Noruega possui em torno de 300 fazendas de pele que movimentam cerca de $ 63 milhões anualmente. Os países escandinavos contribuem com aproximadamente três por cento das 7.3 milhões de raposas e um por cento dos 72.6 milhões de visons que são explorados por suas peles no mundo a cada ano, com a China estando na liderança por ser a maior colaboradora, tanto para a pele de vison quanto a de raposa. Não se espera que a proibição tenha um impacto significativo na economia da Noruega, mas terá um impacto ENORME e positivo nos animais no país.

Animais em fazendas de pele vivem em pura miséria, em jaulas inóspitas onde muitos são criados para se tornarem anormalmente grandes e todos eles encontram o terrível destino de uma morte dolorosa, normalmente por eletrocussão. Ruud Tombrock, Diretor Executivo da Humane Society Internacional/UE disse à Newsweek: “Nós estamos felizes em ver um compromisso tão firme do governo Norueguês para proibir todas as fazendas de pele, e ansiosos para ver esta importante decisão recebendo o apoio político que merece… Fábricas que exploram animais selvagens pela pele em condições assustadoramente desfavorecidas são inconcebivelmente cruéis, então ver uma proibição desse ofício terrível em um país Escandinavo é verdadeiramente histórico”.

Peles de animais estão se tornando cada vez mais fora de moda ao redor do mundo, e recentemente, grandes mudanças têm acontecido em direção a um mundo livre do uso de peles de animais por empresas poderosas da moda como  Gucci, Armani, Michael Kors, Jimmy Choo, e BCBG, que estão unindo-se a vários designers líderes como Calvin Klein, Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, HUGO BOSS, Vivienne Westwood e a total vegana Stella McCartney na proibição do uso de pele.

Esperamos que a Noruega se torne um exemplo para outros países e também os influencie a acabarem com a indústria cruel. De acordo com a Humane Society Internacional/UE, “A proibição de fazendas de pele tem sido introduzida na Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, República Checa, Dinamarca, nos Países Baixos, República da Macedônia, Sérvia, Eslovênia e Reino Unido, com a proibição sendo considerada na Bélgica e em Luxemburgo”. Entretanto, fazendas de pele ainda são legais nos EUA, com aproximadamente 300 fazendas de visons em 23 estados vendendo três milhões de pele todo ano, como reportado pela U.S. Fur Commission. Com esperança, uma vez que as peles estão saindo de moda, os EUA irão fazer o mesmo.

Lembre-se de compartilhar esta boa notícia em sua rede de contatos como encorajamento de que um mundo livre de pele de animais é possível!

Por Natasha Brooks / Tradução de Juliana Harue Tsuchida

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.