Vitória para galgos Ingleses com o fim das corridas de cachorros no Texas, EUA

Vitória para galgos Ingleses com o fim das corridas de cachorros no Texas, EUA

Por Stephen Messenger / Tradução Alda Lima

EUA Texas corrida galgos1

Corridas de cães em breve serão coisa do passado em um dos estados que ainda é palco dessa cruel forma de entretenimento.

Na última quarta-feira(26), o último local de corrida de cães ainda ativo no Texas, chamado Gulf Greyhound Park, anunciou planos de fechar sua pista no fim do ano — efetivamente trazendo um fim para o que tem sido um dos capítulos mais preocupantes de maus-tratos de animais da História do estado. Agora, centenas de cães vítimas de ferimentos graves ou condenados à morte ao serem forçados a correr na pista em breve terão a chance de uma vida melhor como amados animais de estimação.

Esta decisão vem depois de mais de uma década de campanha por parte do GREY2K USA, um grupo dedicado a acabar com as corridas de cães em todo o país.

“Temos trabalhado há vários anos para encerrar esta última pista de corridas de cães, por isso esta é uma notícia extremamente bem-vinda, e a prova de que campanhas de ativistas realmente funcionam”, disse a presidente do GREY2K USA, Christine A. Dorchak, ao site The Dodo. “Apostar em corrida de cães está desmoronando tão drasticamente. As instalações de apostas querem fechar as pistas para economizar, e nós queremos salvar os cães. É uma boa notícia para todo mundo.”

EUA Texas corrida galgos2

O encerramento anunciado já não é sem tempo. O parque Gulf Greyhound tem sido considerado uma das piores pistas para cães nos Estados Unidos. Entre 2008 e 2014 apenas, foram notificados mais de 2.300 galgos ingleses feridos. Nesse tempo, 108 galgos morreram ou foram eutanasiados.

“Coisas terríveis estavam acontecendo a estes gentis cães”, afirmou Dorchak.

Em outros lugares, corridas de cães estão lentamente acabando conforme a consciência da população aumenta a respeito dos perigos da indústria, incluindo a prática cruel de live baiting (iscas em movimento), na qual o animal fica perseguindo uma isca a distância fixa que se afasta conforme eles avançam. Em 2001, havia 49 pistas operando em 15 estados. Hoje, com este anúncio recente, em breve haverá 19 pistas em 6 estados. O melhor de tudo é que isso significa que incontáveis ​​galgos terão a oportunidade de se aposentar.

“Ver estes cães como máquinas de corrida simplesmente não se encaixa com os tempos modernos”, disse Dorchak. “Assim como qualquer outro cão, eles merecem ser amados, estar em boas casas e em camas macias, e não em gaiolas.”

EUA Texas corrida galgos3

Para saber mais sobre a adoção de um dos muitos cães prontos para se aposentar em Austin, Texas visite o site do Greyhound Rescue Austin http://greyhoundrescueaustin.com/ ou do Texas Adopt a Greyhound Society http://www.tagsintx.org/.

Aqui estão apenas alguns galgos que ganharam o maior prêmio de todos: a liberdade.

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.