Vizinhos encontram 25 cães em estado crítico após mulher morrer em SP; vídeo

Vizinhos encontram 25 cães em estado crítico após mulher morrer em SP; vídeo

Mais de vinte cães adultos e filhotes estão abandonados em uma casa em Peruíbe, no litoral de São Paulo, depois que a tutora deles faleceu. De acordo com vizinhos e com o irmão da mulher, ninguém sabia da existência da quantidade de animais que ela abrigava.

Vídeo: Mulher morre e deixa 25 animais abandonados dentro de casa.

Cleunice Rosa de Lima, de 59 anos, faleceu na última terça-feira (5), vítima de um infarto. Ela morava sozinha em uma casa localizada na Avenida Tancredo de Almeida Neve, no bairro Jardim Caraguava.

“Ela não deixava ninguém entrar na casa dela. Não sabíamos da existência de tantos animais aqui dentro”, revela o irmão, Jurandir Carlos de Lima. “Sempre que a visitávamos, ela colocava cadeiras no quintal e fechava as portas”, conta.

Com ajuda da vizinha Rebeca Araújo, os dois abriram a residência na última quarta-feira (6) e se depararam com a situação que a mulher vivia com os animais. “Há muita sujeira, ratos e baratas por todos os lados. Ela era acumuladora, a casa é uma bagunça. Além disso, há muitas fezes por toda a residência”, revela a vizinha.

Ainda de acordo com Rebeca, eles precisam usar luvas e máscaras para se proteger das pragas e do mau cheiro. “Contamos 25 cachorros, com filhotes entre eles. Todos estão presos e muito assustados, em meio a tanta sujeira e bagunça. Ficamos todos muito surpresos, eu moro aqui há cinco anos e nunca tinha ouvido latido vindo da casa dela”, diz.

A vizinha retirou do local os dez filhotes que encontrou e levou para sua própria casa, mas conta que não tem capacidade de abrigar os adultos. “São muitos animais. Eles têm muita pulga, carrapato e sarna. Não tenho condições para cuidar.”

De acordo com Jurandir, ele e a família também não têm condições financeiras para retirar e cuidar dos animais e, por isso, teria recorrido à Zoonoses de Peruíbe. Porém, órgão não teria ajudado. “Eles dizem que a família tem que se virar. Eu não posso cuidar de tudo isso, nem sabíamos que ela tinha tanto animal em casa”, desabafa.

Os dois fizeram uma campanha de arrecadação de ração, vermífugo e remédios de pulgas para os animais. Cinco dos dez filhotes resgatados já foram doados. “Não conseguimos doar os adultos. Estão muito doentes, é um local totalmente insalubre”, desabafa a vizinha.

Todos os dias, eles se revezam para alimentar os animais com os alimentos arrecadados, mas pedem ajuda para tirar os cachorros daquela situação “Eles precisam sair dali e serem castrados e tratados. Todos estão muito preocupados vendo os animais daquele jeito”, conta a vizinha.

Em nota, o Centro de Controle de Zoonoses, por meio da Prefeitura de Peruíbe, afirmou que não é autorizado a recolher esses animais. Ainda de acordo com o centro, entidades que trabalham com a proteção animal já estão se movimentando para solucionar a situação e a Zoonoses se propõe a colaborar com a castração desses animais. A Zoonoses de Peruíbe informou, ainda, que os animais que estiverem muito doentes serão examinados pela médica veterinária.

Cachorros ficaram abandonados após morte da dona em Peruíbe (SP) — Foto: G1 Santos

 

Animais são encontrados em meio a sujeira e acúmulo de objetos em residência de falecida, em Peruíbe — Foto: Arquivo pessoal

Por Juliana Steil

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.