Vizinhos reclamam e moradora de Campo Grande (MS) pode ser multada por dar comida a pombos

Vizinhos reclamam e moradora de Campo Grande (MS) pode ser multada por dar comida a pombos
Defensoria ajuíza ação contra moradora que alimenta pombos no Jardim Imá, em Campo Grande (Foto: G1 / Reprodução)

Moradores do bairro Jardim Imá, em Campo Grande, estão preocupados com a presença constante de pombos na região. As aves estão por toda parte: nos telhados, nas casas, na fiação pública e tem até pomba morta no meio da rua.

“São mais de 500 pombas, a gente taca fogos, bombinhas para espantar, mas não está tendo efeito nenhum. É um absurdo, aqui está demais, está uma epidemia”, reclama um morador.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve no bairro, constatou o problema e a Defensoria Pública entrou no caso.

Uma moradora foi notificada por dar comida aos pombos e deve parar com a prática. Caso contrário, terá que pagar multa. Ela tem até dia 19 de julho para ir à Defensoria.

A esperança dos moradores da rua Jaguaribe surgiu depois que a Defensoria Pública ajuizou a ação e decidiu que pedirá multa de R$ 1 mil por dia em caso de descumprimento.

O defensor público Amarildo Cabral, que ajuizou a ação, diz que o caso é de saúde pública.

“Se ela não comparecer ou se ela comparecer e se negar a parar com essa conduta, nós vamos impetrar uma ação civil pública contra ela pedindo ao magistrado que aplique uma multa diária até que ela pare com essa atitude”, explicou o defensor.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Aquele que “taca fogo” e “joga bombinhas” contra os pombos não é punido por maus-tratos e reclama daquela que alimenta as aves, e esta sim é punida. Há algo de errado nisto, não? Qual a atitude mais danosa? Se alimentá-los não colabora para o controle populacional, conter a violência contra animais é bem mais relevante. Enquanto a ignorância prevalece na maioria das cidades, outras estão resolvendo a questão com a utilização de pombais contraceptivos, de onde os ovos são retirados e substituídos por peças de gesso, impedindo a escalada populacional.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *