Você sabia que existem planos para a construção de um local secreto para a reprodução de macacos na Flórida?

Você sabia que existem planos para a construção de um local secreto para a reprodução de macacos na Flórida?

Por Erin Sullivan / Tradução de Flavia B Bannister

EUA florida reproducaomacacos

O estado da Florida está no centro de uma controvérsia e nas manchetes internacionais, o que não é tão incomum. Porém, dessa vez o incomum é o assunto, que diz respeito a um local secreto onde macacos serão reproduzidos, proposta pelo condado de Henry. Caso você não saiba onde fica esse lugar, aqui está um mapa:

EUA florida reproducaomacacos2

Em 2013, a companhia SoFlo Ag comprou 34 acres na área rural do condado de Hendry. A empresa começou colocando cercas, depois pediram uma licença para usar milhões de galões de água, em seguida fizeram reuniões com oficiais do condado para conseguir aprovação e construir um prédio para manter 3.200 macacos asiáticos (Macaques), criados em cativeiro para reprodução no local. De acordo com a Animal Legal Defense Fund, ou ALDF (Fundo para Defesa Legal Animal), o condado e a empresa não cumpriram a realização de reuniões mandatórias antes da aprovação do projeto, então a ALDF processou o governo por violar as leis estaduais Sunshine (Sunshine Laws). Uma cópia do processo pode ser vista aqui (em ingles). De acordo com o jornal britânico ‘The Guardian‘, já existem outras três localidades nos Estados Unidos, onde se fazem a reprodução de macacos. A suspeita é que este novo local vá reproduzir macacos pra serem usados em pesquisas.

O que é interessante é que ninguém sabe quem é realmente a empresa SoFlo Ag, e ninguém está fornecendo essa informação. As informações da empresa registradas no Sunbiz são extremamente limitadas, e seu endereço corresponde à uma loja da transportadora de encomendas UPS (United Parcel Service of America) em Lehigh Acres.

O jornal ‘The Guardian’ diz que o novo prédio está causando frustração e revolta dentre seus residentes, já que o condado aprovou o projeto de forma secreta, e isso também chamou a atenção de várias organizações internacionais de proteção animal, incluindo a British Union for the Abolition of Vivisection (União Britânica pela Abolição da Vivissecção), que diz que muitos dos macacos sendo reproduzidos na Flórida foram capturados no seu meio ambiente africano, nas Ilhas Maurício. A ONG Animal Defenders International (Defensores dos Animais Internacional) está dizendo que a Flórida pode se tornar a fonte americana de venda de macacos para experimentação em laboratórios.

A Florida First Amendment Foundation (Fundação da Primeira Emenda da Flórida, em tradução livre) está questionando como se aprovou tal projeto, mas oficiais do condado dizem que não fizeram nada de errado. Eles fizeram uma petição para que a ALDF retire o processo contra eles, porém na semana passada um juiz julgou que o caso deve seguir adiante.

Esse caso tem representantes em Orlando, já que uma advogada de Orlando, Justine Cowan, está representando os pleiteantes.

Fonte: Orlando Weekly

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.