Voluntária suspeita de envenenamento de 20 animais atendidos em abrigo de gatos em Santa Helena, SC

Voluntária suspeita de envenenamento de 20 animais atendidos em abrigo de gatos em Santa Helena, SC

Na manhã desta segunda-feira (27), uma cuidadora voluntária de animais entrou em contato com a redação do CL, relatando que vinte dos trinta gatos que ela alimenta diariamente, desapareceram.

Ela suspeita que os animais tenham sido envenenados, já que há algumas semanas casos de envenenamento vêm acontecendo na sede do município. O caso mais recente envolveu uma gata que estava amamentando, a voluntária relatou que encontrou a gata já morta ao lado dos filhotes.

O abrigo para gatos é mantido por conta própria em um espaço cedido próximo à Escola Estadual Graciliano Ramos, na região central de Santa Helena. Suspeitos da ação estão sendo investigados.

A prática de envenenamento de animais é considerada um crime ambiental, conforme previsto no artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais n° 9.605/98, e pode resultar em prisão. Normalmente, os criminosos escondem a substância tóxica, conhecida como chumbinho, em petiscos deixados em locais frequentados pelos animais.

No entanto, não são apenas aqueles que envenenam os animais que estão cometendo um crime. A venda do chumbinho é classificada como crime contra a saúde pública, conforme o Artigo 274 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de 10 a 15 anos de prisão, além de multa, para os infratores.

Fonte: Correio do Lago

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.