Voluntários dão vida nova a animais abandonados na cidade de Agudos, SP

Voluntários dão vida nova a animais abandonados na cidade de Agudos, SP

Projeto Amor Animal recolhe cães e gatos das ruas, trata e os encaminha para adoção; grupo depende de doações para continuar atuando.

Por Lilian Grasiela

O Projeto Amor Animal, de Agudos (13 quilômetros de Bauru), vem transformando a vida de muitos cães e gatos abandonados ou vítimas de maus-tratos. Os voluntários oferecem aos animais abrigo temporário, alimentação, cuidados médicos e ajuda para que eles possam encontrar um lar definitivo. Para que esse trabalho continue sendo realizado, o grupo precisa da ajuda da comunidade.

A voluntária Maria Silvia Paoletti de Almeida Prado conta que o projeto teve início em 2015. “A gente começou com uma vontade de ajudar porque não tem estrutura em Agudos, não tem um canil da prefeitura que acolha os animais de rua e tem muito abandono e maus-tratos. Quando a gente vê um cachorrinho debilitado na rua, a gente pega, leva no veterinário, trata e depois coloca para adoção”, revela.

De acordo com ela, nos últimos meses, os pedidos de ajuda da população para a recolha de animais abandonados nas ruas de Agudos aumentaram consideravelmente, gerando certa preocupação no grupo. “Qualquer cachorrinho na rua, ligam para a gente recolher. E a gente não tem estrutura”, declara. “Eu estou com duas cachorrinhas aqui comigo e tem outra voluntária que está com dez, já no limite”.

Para que o Projeto Amor Animal possa continuar existindo, voluntários contam com apoio de empresários da cidade e da comunidade. “A gente fez uma campanha e quem doava um quilo de ração ganhava cupom para concorrer a um botijão de gás”, diz. O grupo também está vendendo rifas de tatuagem, bolo e até cesta de produtos de beleza para arrecadar dinheiro para a compra de ração e remédios.

Segundo a voluntária, o projeto aceita, ainda, doações de casinhas de cachorro, sacos de ração, caminhas, cobertas, roupas e medicação, além de valores em dinheiro. Interessados podem procurar o Pet Shop Patas e Focinhos, que fica na avenida Major Gasparino de Quadros, 577, no Centro. O telefone para informações é o (14) 3262-2926. A página do grupo no Facebook é a Projeto Amor Animal – Agudos.

Castração

De acordo com Maria Silvia, a Prefeitura de Agudos faz castração e chipagem dos bichinhos abandonados ou vítimas de maus-tratos para posterior adoção. Já os remédios receitados precisam ser comprados pelos voluntários. “Em abril, nós fizemos nossa 1ª Feira de Adoção”, conta. “No total, foram 18 animais doados”, diz.

Desde maio, o Ambulatório Municipal de Animais (AMA) de Agudos oferece atendimento veterinário gratuito para os animais de famílias de baixa renda.

Maus-tratos é crime

Os voluntários do Projeto Amor Animal se deparam muitas vezes com situações tristes. Recentemente, tentaram salvar o gatinho Chico, vítima de agressões, mas ele não resistiu. Agora, cuidam das lesões de um gato atingido por disparos de arma de chumbinho. Nesta semana, receberam denúncia de cachorro encontrado morto, com as patas amarradas, na beira de estrada. A lei nº 9.605, de 1998, chamada de Lei de Crimes Ambientais, prevê pena de detenção e multa para quem comete maus-tratos contra animais.

SP Agudos projetoamor 2

Fonte: JCNET

MAIS NOTICIAS

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.