Voluntários levam ação de Natal à pessoas em situação de rua e seus animais de estimação

Voluntários levam ação de Natal à pessoas em situação de rua e seus animais de estimação

O projeto Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC) realizou, neste fim de semana, uma ação de Natal em nove cidades de sete estados. O projeto consiste ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas e seus animais de estimação. A ideia é distribuir panetones, brinquedos, cestas básicas e ração.

A iniciativa tem o apoio da Petz e ocorre em São Paulo, Osasco, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Fortaleza.

Já neste domingo (18), na capital paulista, a expectativa de atender 150 animais e até 300 pessoas em situação de rua.

O idealizador do projeto, Eduardo Leporo, disse à Folha S. Paulo: “Com o início da pandemia, a gente percebeu a necessidade de atender também as pessoas que moram em ocupações, que tinham seu trabalho, pagavam seu aluguelzinho social, passaram a não ter mais condições de arcar com essas despesas, das suas crianças, do seu aluguel, da sua alimentação, dos seus pets”.

Em outubro, o grupo fez outra ação, em parceria com a editora Mol e a Petz. Para os animais, além das rações, eles deram vacinas, antipulgas, guias, coleiras e banho.

“A gente dá banho em todo animal de rua que vai na ação. Tem animais de rua com 10, 8 anos que nunca tinham tomado um banho com água quentinha, com toalha. Depois, ele ganho guia, coleira. No inverno tem roupinha, caminha, a ração”, contou Leporo.

“Como nem só de ração vive um cão, essa é a frase que nós criamos, além da ração, [os animais recebem] vacina, vermífugo, antipulga, carrapaticida. Não basta só dar comida, tem também que cuidar da saúde deles”, completou.

O MRSC ainda conta com outras parcerias para suas ações como rações da Baw Waw; Perigot Cosméticos, para o banho dos pets; ONG Banho de Gato, que fornece kit higiene; Banho Solidário e Banho de Amor, com banho, corte de cabelo e barba; Pãozinho Solidário, com lanches e água; e motoclube Insanos.

Por Milena Ribeiro

Fonte: BNews

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.