Voluntários pedem ajuda para controlar superpopulação de gatos no Chipre

Voluntários pedem ajuda para controlar superpopulação de gatos no Chipre

Todos os dias, ao amanhecer, enquanto o pequeno caminhão de Dinos Ayiomamitis navega lentamente pelo caminho de um cemitério, gatos emergem silenciosamente por entre as lápides.

VÍDEO: Voluntários pedem ajuda para controlar superpopulação de gatos no Chipre

“Aqui está, Bourekka mou”, ele murmura usando um termo cipriota carinhoso, enquanto os animais circulam entre suas pernas e esperam que ele pegue comida da parte de trás de sua picape para comerem.

Ayiomamitis é um dos vários voluntários que lutam para alimentar milhares de gatos de rua na ilha do Mediterrâneo de Chipre.

“Não houve nenhuma contagem oficial, mas com base em nossa própria avaliação, podemos dizer que o número de gatos é igual ao da população humana da ilha, no mínimo. Eles podem se aproximar de um milhão, que é uma estimativa grosseira”, disse Ayiomamitis, que alimenta até 200 gatos diariamente em vários locais ao redor da capital de Chipre, Nicósia, e é presidente da sociedade Cat PAWS.

“Se não houver uma intervenção séria para controlar a população teremos um grande problema. Já é um grande problema. Tem bairros onde uns alimentam, outros podem não querer, jogam veneno, brigas surgem entre os vizinhos, isso não está certo, há maneiras de lidar com isso, a primeira e mais importante é o que eu falei, que exista um programa estadual de esterilização”, disse.

A afiliação de Chipre com os gatos remonta a milhares de anos. Em 2004, arqueólogos franceses relataram o que foi descrito na época como o mais antigo registro histórico da domesticação de gatos, em um cemitério de 9.500 anos de idade.

Em 400 DC, Helen de Constantinopla teria enviado barcos cheios de gatos para a ilha para caçar cobras venenosas.
Em um santuário de gatos a 80 km da capital, voluntários encontram gatos abandonados e gatinhos são jogados do lado de fora da cerca praticamente todos os dias.

Malcolm’s Cats, um santuário que leva o nome de seu fundador Malcolm C.P. Stevenson, hospeda cerca de 200 gatos. Aqui, eles são mantidos em um ambiente seguro e limpo, com acesso a alimentos e veterinários.

Cerca de 100 são realocados todos os anos, mas o número de chegadas supera facilmente as partidas.

“Muitos gatos não castrados e esterilizados significam muitos gatinhos todos os anos. As pessoas estão constantemente nos ligando, jogando gatos do lado de fora. Há um limite no que podemos fazer para ajudar esses gatos”, disse David Fender, gerente de operações e presidente da Sociedade de Proteção ao Gato Malcolm.

Nos últimos anos, o estado reservou 75 mil euros (pouco mais de R$ 440 mil) anuais para esterilizações de gatos. O programa deste ano começou em 1º de junho, mas com uma população de gatos em expansão, tanto Fender quanto Ayiomamitis o consideraram uma gota no oceano.

O Santuário fica na extremidade de uma península extensa no extremo sul de Chipre, que por si só tem fortes ligações com os animais. Um mosteiro próximo é dedicado a “São Nicolau dos Gatos” e já foi dito que tinha dois sinos; um para chamar as pessoas para a oração e um segundo para chamar os gatos.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.