Voluntários salvam cachorros amordaçados em sacos de arroz

Voluntários salvam cachorros amordaçados em sacos de arroz
Foto: Animal Kingdom Foundation

Os voluntários da Animal Kingdom Foundation (AKF) estão acostumados a resgatar e reabilitar cachorros de situações desesperadoras. Mas no ano passado, a organização sediada nas Filipinas salvou um grupo de filhotes do comércio de carne, e um dos cães que eles resgataram mudou suas vidas para sempre.

Em 16 de agosto de 2022, a AKF interceptou 10 sacos de arroz com grumos de um comerciante de carne. Quando abriram os sacos, encontraram os cachorros mais adoráveis, mas de coração partido, olhando para eles.

“Eles estavam amarrados, e algumas bocas estavam fechadas com arame e amordaçadas, mas eram um bando de cachorros grandes, bonitos e cheios de energia”, disse Isay Halaba, diretor de campanhas da AKF, ao The Dodo. “Sabíamos que eles seriam um grupo especial”.

Os socorristas levaram os cachorros para a sede da AKF, onde finalmente tiveram a chance de ser livres. “Ao chegarem ao centro, eles estavam apreensivos, mas amigáveis”, disse Halaba. “Eles tentavam brincar e pular na equipe da AKF para lamber nossos rostos.”

Foto: Animal Kingdom Foundation
Foto: Animal Kingdom Foundation

Cada cão foi submetido a um check-up completo, o que os deixou temerosos novamente. Mas algo em seu comportamento mostrou que, embora estivessem assustados, eles sabiam que as coisas estavam melhorando para eles.

“Os cachorros talvez tenham percebido que suas vidas estavam prestes a mudar”. Os cães receberam atestados de saúde e se tornaram oficialmente parte da família AKF. Um cão em particular, Pilar, rapidamente solidificou seu lugar no topo imediatamente.

“Cada cão se tornou um embaixador, com Pilar liderando o grupo”, disse Halaba. “Ela recebia convidados e celebridades. Pilar era uma estrela!” A AKF adorava ter Pilar por perto, mas tinha certeza de que a vida poderia ser ainda melhor para a boa menina.

Vida nova, fora do perigo

Eles a colocaram na lista de cachorros “adotáveis” e a levaram para seus eventos de adoção. Foi uma longa espera – até que, finalmente, o desejo deles por Pilar se tornou realidade. “Sabíamos que ela merecia seu próprio lar, uma nova família que a amasse e, finalmente, chegou sua hora”, disse Halaba. Pilar acabou sendo levada por uma família amorosa, que agora a enche de carinho todos os dias.

Foto: Animal Kingdom Foundation
Foto: Animal Kingdom Foundation

A vida da doce cadela não poderia ser mais diferente agora do que era quando a AKF a encontrou. Antes, ela estava confinada em um pequeno saco de arroz, sem saber o que aconteceria em seguida. Hoje, ela está sorrindo de orelha a orelha, animada para enfrentar as aventuras do dia. Seus amigos da AKF sentem falta de Pilar, mas estão muito aliviados com o desfecho de sua história.

“Ela é uma prova de que podemos mudar a vida dos animais se lhes dermos amor, ótimo atendimento veterinário e carinho”, disse Halaba. “A equipe da AKF sentirá falta de sua alegria e energia enquanto continuamos nossa luta para acabar com o comércio de carne de cachorro.”

Fonte: Tribuna de Jundiaí