Vombates são flagrados abrigando diversos animais em túneis subterrâneos na Austrália

Vombates são flagrados abrigando diversos animais em túneis subterrâneos na Austrália

Um herói que ninguém suspeitava surgiu em meio à tragédia australiana: o vombate, um marsupial inofensivo. Em meio aos incêndios, os únicos locais seguros eram embaixo da água, acima, no ar, e embaixo da terra. Os animais terrestres não podem ficar embaixo d’água e nem sabe voar, então os vombates permitiram que diversos animais se abrigassem em seus ninhos durante o fogo.

Peter Hylands, um diretor de documentários, foi até um abrigo da vida selvagem chamado Cobargo filmar os resultados dos incêndios na vida animal e disse: “achei por lá diversos animais que estavam absolutamente sem ferimento algum” em lugares onde isso seria absolutamente impossível, e começou a cogitar a hipótese desses animais terem ficado no subsolo.

Yolandi Vermaak, sabendo do que Peter presenciou, disse que é bem plausível que animais tenham se refugiado nos ninhos dos vombates. Ele, que é especialista em regate de vombates, diz que já viu, durante incêndios menores, coelhos se refugiando em seus ninhos e sendo bem recebidos por eles. Ele também diz que nenhum dos vombates que encontrou estava ferido.

Os vombates cavam túneis pra se abrigarem, e isso é da natureza deles. Yolandi, acostumado a resgatar vombates em qualquer época, foi verificá-los após os incêndios se acalmarem, e dentro do sistema de túneis que cavam descobriu de fato diversos animais: coelhos, equidnas, escíncidos, lagartos e outras espécies, juntos com os vombates, os bondosos anfitriões do subsolo.

Fonte: Yahoo News via Ovelhas Voadoras

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.