Zoo de beira de estrada fechado após pessoas revelarem o que viram lá

Zoo de beira de estrada fechado após pessoas revelarem o que viram lá

Por Sarah V. Schweig / Tradução de Alda Lima

Um zoológico de beira de estrada acaba de fechar para sempre porque visitantes preocupados expuseram o triste estado de seus animais.

O Animaland Zoological Park, em Wellsboro, Pensilvânia, estava confinando um número de animais selvagens — entre eles estavam duas espécies ameaçadas de extinção: um lobo cinzento chamado Bear e um tigre siberiano chamado Baby.

Advogados do Animal Legal Defense Fund – ALDF (Fundo de Defesa Legal Animal) tomaram conhecimento dos receios dos visitantes e decidiram colocar o zoológico na justiça. Seis autores disseram que os recintos dos animais estavam deteriorados e eram muito pequenos, especialmente para os dois ursos, que pareciam “letárgicos” e “incapazes de se moverem livremente”.

Apenas algumas semanas após o ALDF entrar com a ação, na última primavera, os proprietários do zoo o fecharam e venderam a propriedade.

“Bear… estava abrigado sozinho, o que, para um animal de bando como um lobo, realmente equivale a sofrimento psicológico”, disse Matthew Liebman, do Fundo de Defesa Legal Animal (ALDF), à imprensa local. “Ele estava alojado sozinho em um piso de concreto e passava a maior parte de seu tempo apenas meio que deitado ali, letárgico.”

EUA Pensilvania zoobeira 2

O ALDF ajudou a coordenar a transferência de Bear e de outros animais para lares melhores. Bear foi para o Wolf Sanctuary of Pennsylvania (Santuário de Lobos da Pensilvânia), um refúgio seguro para lobos resgatados como ele. “Ele finalmente pode experimentar a companhia de outros lobos e sentir a terra debaixo de suas patas”, disse o ALDF.

Os dois ursos negros do zoológico, Shawn e Sandy foram para um centro de resgate em San Antonio, Texas, enquanto o tigre e os macacos foram para um centro de resgate de animais selvagens na Pensilvânia — tudo porque pessoas se manifestaram.

O público realmente tem o grande papel de dizer alguma coisa caso notem abusos ou negligências em zoológicos de beira de estrada. Uma vez que nem todos os jardins zoológicos são licenciados pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), que é a agência federal que aplica o Animal Welfare Act (Lei do Bem Estar Animal), o sofrimento animal pode realmente passar despercebido. Mesmo os jardins zoológicos licenciados não são necessariamente inspecionados tão frequentemente pelo USDA.

Se você vir algo em um jardim zoológico dos EUA que considere ser abuso ou negligência, pode registrar uma reclamação no USDA. Você também pode entrar em contato com grupos de defesa animal, como o Born Free USA, que pode ajudar a investigar.

“Os animais do Animaland estavam sofrendo, e o jardim zoológico estava violando a lei”, disse Stephen Wells, diretor executivo do ALDF, em um comunicado. “Estamos felizes por ter ajudado estes animais sofridos a encontrar habitats que atendam às suas necessidades como animais selvagens, e estamos aliviados por eles finalmente estarem livres de seus recintos apertados e em ruínas do Animaland.”

Clique aqui para saber como avisar se um zoológico de beira de estrada está se disfarçando de santuário animal.

Para ajudar a apoiar o Fundo de Defesa Legal Animal — e os animais pelos quais ele se manifesta — você pode fazer uma doação aqui.

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.