Zoológico explica mistério de macaca que engravidou “sozinha” há dois anos

Em 2020, Momo, macaca residente do Zoológico e Jardim Botânico de Kujukushima, em Nagasaki, no Japão, gerou curiosidade por um acontecimento enigmático: apesar de viver isolada em uma jaula, a primata havia engravidado.
Momo deu à luz em fevereiro do ano seguinte e, desde então, a misteriosa paternidade prevaleceu. Mas após dois anos, um teste de DNA conseguiu colocar um fim nesta questão. A análise foi feita a partir de amostras de cabelos e fezes.
Ao Vice News, segundo a CNN, Jun Yamano, superintendente do zoológico, apontou que a demora para a realização dos testes se deu pelo fato de Momo ser uma macaca superprotetora. Assim, os responsáveis pela coleta não conseguiam chegar perto do filhote.
Paternidade revelada
Porém, recentemente, descobriu-se que Momo se relacionou com um macaco do mesmo zoológico, o gibão Itoh, que tem cerca de 34 anos. O papai da vez também vive em outra gaiola isolada. Acontece que os dois, em certo momento, eram colocados em um espaço de exibição aos visitantes.
E foi através de um espaço de cerca de 9 milímetros na parede que os dividia que os primatas conseguiram consumar o ato. Agora, a equipe do zoológico pretende unir a família em um único espaço.
“Eles precisam se acostumar primeiro. Mas espero que vivam juntos como uma família”, disse Yamano.
Por Fábio Previdelli
Fonte: Aventuras na História
Nove razões para não visitar zoológicos