Zoológico japonês pensa que fazer elefantes nadarem em piscina transparente torna tudo melhor

Zoológico japonês pensa que fazer elefantes nadarem em piscina transparente torna tudo melhor

Por Kate Good / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Levou centenas de anos, mas nós finalmente estamos começando a reconhecer que elefantes não prosperam em cativeiro. Nós já testemunhamos a morte de inúmeros filhotes cativos, vimos esses gigantes gentis balançando de um lado para outro em uma ação sem sentido, e vimos muitos elefantes eutanasiados devido às condições de seus pés para conseguirmos pensar honestamente que os zoológicos possuem qualquer valor benéfico para estes animais. E mesmo assim, apesar deste conhecimento de partir nossos corações, as instalações que lucram com a prisão desses animais, zoológicos de nome e outras atrações, se recusam a colocar um fim à exibição de elefantes. Ao invés disso, muitos estão escolhendo “melhorar” as condições do cativeiro dos elefantes. Nos EUA, normas ditando que os elefantes de zoológico devem ter uma companhia foram feitas – mas isto dificilmente alivia o completo sofrimento desses animais.

Em um esforço para tornar a vida dos visitantes… bem, quer dizer, os elefantes… melhor, o Fuji Safari Park construiu uma piscina de 65 metros para seus elefantes asiáticos. Devido ao calor do verão, a piscina é um imenso alívio para esses animais. Mas tem um enorme problema com esta “solução”… ela foi desenvolvida para melhorar a experiência dos visitantes pagantes mais do que a dos elefantes.

A adição da piscina foi elogiada como uma grande atração para seus visitantes. Graças às paredes transparentes, as pessoas podem ver as pernas dos elefantes se mexendo e vê-los utilizando suas trombas como um snorkel!

Uau… o melhor do comportamento “natural” de um elefante…

Japao zoologico elefantes piscina2

Certamente esta piscina dá a esses elefantes uma distração muito necessária… mas dificilmente melhora o fato de que após estes animais saírem da piscina, eles ainda voltarão a ficar de pé no concreto, sem nada para fazer, durante horas.

Japao zoologico elefantes piscina3

De acordo com uma reportagem do Daily Mail, “A inspiração por trás da piscina de vidro veio das imagens de elefantes no oceano. O zoológico queria mostrar aos turistas que esses animais sabem nadar, algo que muitos nem sabiam”. Nós nem sabemos o que falar sobre esse comentário…

Japao zoologico elefantes piscina4

Deixando de lado o fato óbvio de que esta piscina foi construída para atrair turistas – e não realmente para fazer com que os elefantes não fiquem muito estressados mentalmente ou fisicamente, usar a justificativa de que eles foram inspirados pelos elefantes no oceano é simplesmente ridículo. Sim, elefantes adoram nadar em corpos de água, mas seria muito difícil você encontrar um elefante selvagem indo por vontade própria para dentro do oceano. A água salgada é ruim para sua pele e seus olhos e ficar exposto ao sol sem nenhuma sombra é extremamente desconfortável para eles. O único caso onde você veria um elefante nadando no oceano  seria se esse animal foi “quebrado” e treinado para fazer isso – dificilmente um comportamento que deveria ser replicado com objetivos “educacionais”. Parece até que eles não conseguiram manter orcas cativas, então eles simplesmente colocaram seus elefantes na piscina para compensar!

Parece que os destaques do Fuji Safari Park não acabam com elefantes nadadores, mas eles também oferecem oportunidades para os visitantes “se aconchegarem com filhotes de leão”, sob o olhar atento dos cuidadores. (Nós nem vamos entrar nos méritos de como isso é errado agora, mas se você quiser saber mais, clique aqui).

Está extremamente claro que esta nova atração não é nada mais do que isso, um show para as pessoas, e não uma genuína adição para benefícios dos elefantes. Elefantes asiáticos estão correndo um sério risco de extinção, e se continuarmos a tratá-los como nada mais do que adereços para ganhar dinheiro, eles irão desaparecer da natureza dentro dos próximos 20 anos. Como consumidores, cabe a nós vermos por trás dessas fraudes de “bem-estar animal” e trabalharmos para acabar com a crueldade. O modo mais fácil para fazer isso acontecer é parar de pagar para ver os animais sofrendo. Compartilhe esta matéria e encoraje os outros a boicotarem este parque safári e todas as outras instalações que lucram com o cativeiro.

Os animais pertencem à natureza, e não a tanques, jaulas, ou cercados decorados com árvores falsas. É hora de lutarmos pelo #EmptyTheCages (Esvaziem as Jaulas).

Fonte: One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.