Zoológico usa cannabis para reduzir stress de elefantes

Zoológico usa cannabis para reduzir stress de elefantes
Três elefantes africanos receberão cerca de doze gotas de canabidiol (CBD), de duas a três vezes ao dia. © Charles J. Sharp/Wikimedia Commons

O zoológico de Varsóvia anunciou que vai dar cannabis medicinal a seus elefantes, como parte de um projeto para testar como a substância pode reduzir os níveis de stress dos animais. O óleo da planta já é usado no tratamento de cães e cavalos, mas essa é a primeira tentativa em elefantes, de acordo com Agnieszka Czujkowska, veterinária responsável pelo projeto.

Três elefantes africanos receberão cerca de doze gotas de canabidiol (CBD), de duas a três vezes ao dia. As doses iniciais são comparáveis ​​às dadas aos cavalos. Para a veterinária, o projeto vem em um momento oportuno, pois a fêmea alfa morreu recentemente e isso pode ser motivo de tensão para os outros integrantes do grupo.

“É uma tentativa de encontrar uma nova alternativa natural aos métodos existentes de combate ao stress, especialmente drogas farmacêuticas”, disse Agnieszka. Segundo ela, o CBD não causa euforia nem efeitos colaterais prejudiciais ao fígado e rins.

A instituição monitora os elefantes verificando níveis hormonais e comportamento. A expectativa é ter resultados do projeto em aproximadamente dois anos. Se bem-sucedida, a iniciativa poderá ser testada com outros animais que vivem em cativeiro.

Fonte: MSN (com AFP)


Nota do Olhar Animal: O zoológico confirma o que já é sabido sobre os danos causados aos elefantes em cativeiro e sujeitos à exposição pública. Primeiro, o fato de sofrerem com estresse. O segundo, de o zoo não conseguir eliminar este estresse, quando muito diminuindo sua intensidade.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.