Zoonoses de Osasco (SP) vai realizar 100 castrações por dia

Zoonoses de Osasco (SP) vai realizar 100 castrações por dia

A Secretaria da Saúde de Osasco vai lançar, ainda este mês, um programa de castração animal. A meta é atender uma fila de espera que hoje soma cerca de 1,5 mil pedidos. Para isso, a previsão é realizar, em média, 100 cirurgias por dia em cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses. A medida foi anunciada pelo secretário José Carlos Vido, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, no último dia 30, para prestação de contas do 1º quadrimestre desse ano.

Segundo ele, esse tipo de procedimento não vinha sendo realizado, desde o início do ano, devido à falta de medicamentos e até anestésicos, situação que foi “herdada” da gestão passada. “Mas agora já solucionamos esses problemas e vamos fazer um amplo programa de castração, com pelo menos 100 cirurgias por dia realizadas por nossa equipe e em nosso centro cirúrgico”, reforçou ele.

Cães e gatos podem ser castrados a partir dos três meses de idade. A cirurgia consiste na retirada dos ovários e útero da fêmea e dos testículos dos machos. Essa é a única forma considerada, ao mesmo tempo, eficaz e humanitária de se fazer o controle da população animal. O Centro de Controle de Zoonoses fica na avenida Lourenço Belloli, 1480, no Jardim Baronesa, e também abriga animais que são resgatados das ruas por estarem doentes ou ameaçando pessoas. Eles são castrados e integram feiras de adoção realizadas pelo órgão.

Por Por Erica Celestini

Fonte: Webdiario

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *