Zoonoses divulga datas dos dois primeiros mutirões de castração animal em Monte Mor, SP

A Prefeitura de Monte Mor, por meio do Setor de Zoonoses, divulgou nesta segunda-feira (dia 8) as primeiras duas datas, de um total de seis, dos mutirões de castração animal que acontecerão entre os meses de setembro a março de 2015.
De acordo com a diretora municipal de Vigilância em Saúde, responsável pela Zoonoses, Simoni Pacheco, os dois primeiros mutirões acontecem nos dias 25 e 26 de setembro, a partir das 8 horas, no Ginásio Poliesportivo “Durval Gonçalves”, no Parque Imperial e no Conjunto Desportivo “Baia Assis”, no Jardim Paulista, respectivamente. “Nestes dois dias de mutirão, vamos castrar 360 animais, sendo 240 cães e mais 120 gatos. Todos esses animais já foram cadastrados e, agora, informaremos para cada responsável a data e horário que o animal deve ser levado para a cirurgia”, explicou Simoni.
A terceira data castração, prevista para este ano, ainda não está com o cronograma fechado. “Dentro do planejamento proposto, realizaremos três mutirões até o mês de dezembro e outros três de janeiro a março. Todas as etapas serão divulgadas e os responsáveis pelos animais serão avisados”, destacou a diretora.
Toda a campanha de castração animal prevê atendimento para cerca de 900 cães e gatos. Até o momento, mais de 700 inscrições foram homologadas. “Para as pessoas que desejam castrar seu animal de estimação ainda temos vagas. Por isso, procurem o Setor de Zoonoses, o mais rápido possível, para participar desse mutirão”, contou Simoni.
Todo o trabalho será realizado por meio de um convênio assinado no fim do mês de junho pelo prefeito Thiago Assis (PMDB) entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. Além da castração, os animais receberão um chip de identificação, incluindo o nome e endereço do proprietário. O objetivo é valorizar a posse responsável.
As inscrições para a castração devem ser feitas diretamente no Setor de Zoonoses, que fica localizado na Secretaria Municipal de Saúde – rua Lázaro Dirceu Martimbianco, 95, região central – das 8h às 17h. “No ato da inscrição, orientaremos sobre os cuidados pós-operatório e entregaremos o termo de responsabilidade. A ação visa atender toda a cidade, realizando esse importante trabalho de controle, inibindo a procriação indesejada por parte do tutor do cão ou gato”, informou a diretora de Vigilância em Saúde.
Para efetuar a inscrição o interessado deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e, caso seja participante de algum programa social, deve apresentar documento comprobatório. “Além desse importante trabalho de controle populacional de cães e gatos, nossa meta é valorizar a tutela responsável. Hoje a cidade sofre muito com o abandono de animais nas ruas e, a tutela responsável é o primeiro passo para que possamos superar esse problema. Para isso, o compromisso de todos é muito importante”, destacou Simoni.