Zoonoses divulga datas dos dois primeiros mutirões de castração animal em Monte Mor, SP

Zoonoses divulga datas dos dois primeiros mutirões de castração animal em Monte Mor, SP

SP montemor mutirao0216913273fa

A Prefeitura de Monte Mor, por meio do Setor de Zoonoses, divulgou nesta segunda-feira (dia 8) as primeiras duas datas, de um total de seis, dos mutirões de castração animal que acontecerão entre os meses de setembro a março de 2015.

De acordo com a diretora municipal de Vigilância em Saúde, responsável pela Zoonoses, Simoni Pacheco, os dois primeiros mutirões acontecem nos dias 25 e 26 de setembro, a partir das 8 horas, no Ginásio Poliesportivo “Durval Gonçalves”, no Parque Imperial e no Conjunto Desportivo “Baia Assis”, no Jardim Paulista, respectivamente. “Nestes dois dias de mutirão, vamos castrar 360 animais, sendo 240 cães e mais 120 gatos. Todos esses animais já foram cadastrados e, agora, informaremos para cada responsável a data e horário que o animal deve ser levado para a cirurgia”, explicou Simoni.

A terceira data castração, prevista para este ano, ainda não está com o cronograma fechado. “Dentro do planejamento proposto, realizaremos três mutirões até o mês de dezembro e outros três de janeiro a março. Todas as etapas serão divulgadas e os responsáveis pelos animais serão avisados”, destacou a diretora.

Toda a campanha de castração animal prevê atendimento para cerca de 900 cães e gatos. Até o momento, mais de 700 inscrições foram homologadas. “Para as pessoas que desejam castrar seu animal de estimação ainda temos vagas. Por isso, procurem o Setor de Zoonoses, o mais rápido possível, para participar desse mutirão”, contou Simoni.

Todo o trabalho será realizado por meio de um convênio assinado no fim do mês de junho pelo prefeito Thiago Assis (PMDB) entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. Além da castração, os animais receberão um chip de identificação, incluindo o nome e endereço do proprietário. O objetivo é valorizar a posse responsável.

As inscrições para a castração devem ser feitas diretamente no Setor de Zoonoses, que fica localizado na Secretaria Municipal de Saúde – rua Lázaro Dirceu Martimbianco, 95, região central – das 8h às 17h. “No ato da inscrição, orientaremos sobre os cuidados pós-operatório e entregaremos o termo de responsabilidade. A ação visa atender toda a cidade, realizando esse importante trabalho de controle, inibindo a procriação indesejada por parte do tutor do cão ou gato”, informou a diretora de Vigilância em Saúde.

Para efetuar a inscrição o interessado deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e, caso seja participante de algum programa social, deve apresentar documento comprobatório. “Além desse importante trabalho de controle populacional de cães e gatos, nossa meta é valorizar a tutela responsável. Hoje a cidade sofre muito com o abandono de animais nas ruas e, a tutela responsável é o primeiro passo para que possamos superar esse problema. Para isso, o compromisso de todos é muito importante”, destacou Simoni.

Fonte: Portal Novidade

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.