Foto: Everson Santos

Cadastros online para castração gratuita de cães e gatos em Araucária (PR) continuam

O programa “Castração Solidária”, realizado pela Prefeitura segue cadastrando via internet as castrações gratuitas de cães e gatos. Para solicitar o serviço (que é para animais de pessoas com renda de até três salários mínimos e protetoras cadastradas junto à Prefeitura), basta realizar o cadastro no site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br). No total, 3.200 animais (entre cães e gatos) passarão por esterilização cirúrgica; são 600 cães machos e 1.600 fêmeas, além de 200 gatos machos e 800 fêmeas. Podem ser castrados animais de 6 meses a 7 anos de idade.

Na barra de serviços do site da Prefeitura, basta clicar no link de “Castração Solidária” e seguir as orientações sobre o processo da castração e das informações que devem ser disponibilizadas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que, visando auxiliar as pessoas que não contam com acesso à internet para realizar o cadastro, está oferecendo o suporte na sede da secretaria (Rua Ceará, nº 79 – Parque Cachoeira), das 8h30 às 11h30. É necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) e fornecer e-mail e número de telefone para contato. Essa documentação é a mesma solicitada para quem faz a solicitação online de casa, por exemplo.

É importante destacar que haverá avaliação dos inscritos. O morador receberá e-mail de confirmação sobre a realização da castração. Durante a solicitação do serviço, o morador também tem acesso a um texto explicativo sobre cuidados e declara estar ciente de todos esses cuidados que deverá ter com o animal para a castração (pré e pós-cirurgia). As protetoras contam com um espaço no cadastro para declarar que são cadastradas junto à Prefeitura.

No dia da castração, uma unidade móvel do serviço contratado pela Prefeitura realiza o procedimento em vários animais ao mesmo tempo. Os donos desses cães e gatos recebem orientações sobre os cuidados que devem tomar no período pós-operatório. Entre as vantagens da castração em cães e gatos estão: a redução da agressividade, o combate à superpopulação, a prevenção ao câncer e o aumento do tempo de vida.

Link para cadastro: CLIQUE AQUI

Fonte: PMA via O Popular

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.