Nossa atuação

Nossa atuação

A face mais visível do trabalho da ONG Olhar Animal é a da publicação de notícias, ação que cumpre o papel de conscientizar, sensibilizar, mobilizar ativistas, autoridades, imprensa e tem outros efeitos favoráveis para os animais não humanos. O impacto para eles é real e são vários os casos em que esta divulgação inibiu a continuidade de crimes ou de ações públicas danosas aos animais, que mobilizou internautas a pressionar autoridades, e tantas outras situações que acabaram tendo efeitos diretos, concretos. Mesmo que a divulgação das notícias não partisse de uma ONG de proteção animal, mas de uma empresa jornalística, teria grande valor, pois o que mais querem aqueles que desrespeitam os interesses dos animais é o silêncio e a omissão da sociedade.

Claro que atuar individualmente sobre cada um dos milhares de casos noticiados é impossível e temos várias outras formas de ação para enfrentar a violência, a crueldade e o especismo:

Educação

Artevista – Arte em Defesa dos Animais | Desenho e Pintura. O objetivo desta atividade é estimular o respeito aos interesses dos animais não humanos e a ação em defesa desses seres, incentivando crianças e adolescentes a expressar, pela via artística, sua sensibilidade e consciência sobre o assunto. Já ocorreram duas edições:

  • Animal não é comida‘, foi o tema da 1ª edição e reuniu desenhos de crianças do Brasil;
  • Caçar animal não é legal‘ foi o tema da 2ª edição, que contou com a participação de artistas de várias cidades do Brasil e também da Indonésia, Polônia, Sérvia, Bielorrússia, Escócia e Lituânia.

O lançamento da 3a. edição ocorrerá tão logo crianças e adolescentes voltem a frequentar normalmente às salas de aula. Aguardem!

Seminário

Aspectos Éticos, Legais, Instrumentais e Psíquicos da Caça, promovido em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Ações jurídicas

  • amicus curiae em duas ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, ajuizadas por ruralistas para anular a lei estadual que proíbe a caça no estado de São Paulo.
  • amicus curiae em ação pela proibição da prova bulldogging no rodeio de Barretos/SP.
  • amicus curiae pela libertação da elefanta Bambi do zoológico de Ribeirão Preto e sua transferência para o Santuário de Elefantes Brasil, em Mato Grosso;
  • ação civil pública pela revogação de Instruções Normativas do Ibama que regulamentam e permitem a caça aos javalis em todo o país;
  • amicus curiae no processo contra a realização da prova de laço no rodeio de Pindamonhangaba, SP.

Apoio à ação governamental

Em 2019, apoio à Subsecretaria de Defesa Animal do Governo de São Paulo, subsidiando-os com informações e sugestões para as áreas de organização de eventos de adoção, elaboração do site de adoção e desenvolvimento de material educativo para o programa governamental que na época já contava com a adesão de cerca de 200 municípios.

Promoção de adoção de cães e gatos

  • captação e encaminhamento de pedidos de adoção de animais para ONGs e protetores em todo o Brasil por meio do Formulário de Adoção. São mais de 12 mil pedidos de adoção de cães e gatos registrados desde a sua criação;
  • divulgação de pontos fixos e de eventos de adoção de cães e gatos de todo o país;
  • campanha pela adoção de animais especiais (deficientes físicos, doentes, idosos) em parceria com diversas ONGs.

Ações anteriores à constituição da ONG

  • planejamento e execução da campanha pela criação das Promotorias de Defesa Animal nos ministérios públicos estaduais, que inspirou a criação dos grupos especiais GECAP, no MP de São Paulo, e no GEDA, no MP de Santa Catarina;
  • elaboração de proposição legislativa para a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais em Florianópolis (aprovada pela Câmara Municipal);
  • elaboração de proposição legislativa para a implantação da merenda vegana em Florianópolis;
  • planejamento e execução de campanha pela proibição da fabricação e comercialização do agrotóxico aldicarbe, ingrediente mais letal do veneno “chumbinho” (que também contou com a elaboração de proposições legislativas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de SP)
  • organização de seminários na OAB de SP (em duas ocasiões) e na Câmara Municipal de Tatuí (SP).

Esta página é constantemente atualizada com o detalhamento das ações já realizadas e a inclusão dos novos projetos da ONG Olhar Animal.


Deseja colaborar para que nosso trabalho continue? Acesse a página Ajude a manter o Olhar Animal!