Praça de touros na Espanha vai permitir entrada gratuita de crianças em touradas

Praça de touros na Espanha vai permitir entrada gratuita de crianças em touradas
Cayetano Rivera sofre um golpe durante apresentação tauromáquica em tourada das festividades Dos de Mayo, em 28 de abril de 2024, em Mostoles, Madri, Espanha. Foto: Jose Ruiz/Europa Press via Getty Images

A empresa que administra touradas na renomada praça de touros de Sevilha vai distribuir ingressos grátis para crianças menores de oito anos. Essa decisão dá mais combustível ao debate nacional sobre o evento tradicional e sangrento.

A Pages disse que os espectadores adultos com bilhete para as “novilladas” — prática de touradas envolvendo touros mais jovens — na Maestranza de Sevilha podem ser acompanhados gratuitamente por uma criança.

A companhia considera ser “a melhor forma de apresentar os menores para o mundo das touradas”.

Jose Enrique Zaldivar, que dirige a Associação Espanhola de Veterinários para a Abolição das Touradas, afirmou que atrair crianças era a única forma de as touradas recuperarem um público que atualmente está em declínio.

“Achamos que é errado permitir que crianças pequenas assistam a esses shows, porque ver os animais sofrerem pode causar danos psicológicos”, acrescentou.

As touradas, em que o animal geralmente acaba morto por uma espada enfiada por um matador em trajes brilhantes, é defendida por pessoas que a classificam como uma tradição que deve ser preservada, enquanto os críticos a chamam de um ritual cruel sem lugar na sociedade moderna.

O anúncio feito pela Pages ocorreu poucos dias depois do Ministério da Cultura da Espanha ter abolido o seu prêmio nacional de touradas devido à preocupação com o bem-estar dos animais.

O anúncio provocou uma repreensão dos fãs e da oposição conservadora, que veem as touradas como uma forma de arte e um elemento básico da identidade nacional.

O Ministério da Cultura espanhol não quis comentar a decisão da Pages.

O partido dos direitos dos animais PACMA destacou nesta terça-feira (7) que saudou o fim do prêmio, mas também pediu o fim dos subsídios públicos às fundações tauromáquicas (de touradas) e criadores, que, segundo ele, totalizaram quase 6 milhões de euros (mais de 32 milhões de reais) entre 2020 e 2024.

Por Matteo Allievi

Fonte: CNN Brasil


Nota do Olhar Animal: Desesperados com a perda de público, essa gente  sem escrúpulos que explora as touradas tenta ensinar e naturalizar a violência contra animais para que novas gerações continuem sustentando essa abjeta indústria dos maus-tratos e da morte. Um vexame para a Espanha.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.