Após 20 horas, bombeiros e voluntários devolvem baleia ao mar; VÍDEO

Após 20 horas, bombeiros e voluntários devolvem baleia ao mar; VÍDEO
O resgate da baleia cachalote envolveu voluntários e bombeiros num mutirão para salvar o animal - Foto: reprodução YouTube

Uma minuciosa operação para salvar uma baleia encalhada e levá-la de volta ao mar. Bombeiros e voluntários passaram 20 horas, mantendo a cachalote viva até que ela pudesse voltar. (vídeo abaixo)

Equipes de resgate jogaram água na baleia de 10 toneladas, enquanto cavavam uma trincheira para hidratá-la.

O mutirão foi no mar da cidade de Ningbo, leste da China, no último dia 19, quando o animal foi encontrado a cerca de 740 metros da costa.

Maré favorável

Quando a maré atingiu seu ponto mais alto, foram utilizados cinco barcos para puxar a enorme baleia de volta ao mar.

Ela estava em estado crítico quando foi descoberta na costa, perto do condado de Xiangshan.

Os bombeiros enviaram uma equipe de resgate, que borrifou água no corpo de 20 metros de comprimento. Ao mesmo tempo, os voluntários também se juntaram para ajudar a mover a baleia.

Por volta das 5h30 da madrugada da quarta-feira, 20, a equipe de resgate cortou o cabo de transporte e libertou a baleia em águas profundas.

Imagens postadas pela mídia local mostraram os esforços de resgate, bem como a libertação bem-sucedida do mamífero gigante.

Após o resgate a baleia pôde ser vista nadando ao longe, enquanto o sol nascia após a dramática e emocionante missão de resgate.

Veja:

Por Andréa Fassina

Fonte: News Rondônia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.